one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas acontecerá no Brasil

Criado em 27/01/15 16h21 e atualizado em 07/10/15 13h28
Por Ariane Póvoa Edição:Nathália Mendes / Portal EBC Fonte:Rádio Nacional da Amazônia

A cidade de Palmas, no Tocantins, vai receber, entre os dias 18 e 27 de setembro, a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. Este será o primeiro evento esportivo que reunirá atletas índios do mundo todo: a expectativa é que o Mundial receba cerca de dois mil atletas de 30 países e das 22 etnias brasileiras.

Cada país e etnia brasileira poderão inscrever até 50 participantes. Esportes indígenas tradicionais, como tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de tora, corrida de velocidade rústica, canoagem, natação, xikunahati (futebol de cabeça), futebol de campo, atletismo, travessia aquática e lutas corporais estão no programa da competição.

O investimento para a realização dos Jogos está estimado em R$ 160 milhões. A ideia de fazer um torneio mundial surgiu durante a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, realizada em Cuiabá, em outubro de 2013. A competição de indígenas brasileiros acontece desde 1996, e de lá veio a sugestão de que representantes de outros países fossem incluídos. Países como Estados Unidos, Canadá, Filipinas e Noruega já se candidataram como sede do próximo Mundial.

Ouça mais informações na reportagem do Jornal da Amazônia 2ª Edição:

Creative Commons - CC BY 3.0

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário