one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mundial de Futebol Feminino chega às oitavas de final; confira os destaques

Criado em 20/06/15 11h54 e atualizado em 20/06/15 12h31
Por Patrícia Serrão Fonte:Portal EBC

Com 24 seleções na disputa pelo título, a sétima edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, no Canadá, já encerrou a primeira fase do torneio. Um total de seis grupos de seleções se enfrentaram em turno único dentro das chaves. As duas primeiras colocadas de cada grupo - mais as quatro melhores seleções que terminarem em terceiro lugar - conquistaram a classificação às oitavas de final. Saiba como foi a disputa até agora e as seleções e jogadoras que se destacaram na primeira fase.

 

Brasil enfrenta a Austrália pelas quartas de final; assista na TV Brasil

 

Grupo A | Grupo B | Grupo C | Grupo D | Grupo E | Groupo F

Confira a tabela de jogos e resultados do torneio

 

Grupo A

 

O grupo formado por Canadá, China, Holanda e Nova Zelândia foi bem disputado, com as classificadas para as oitavas só sendo definidas na última rodada. As canadenses, donas da casa, se classificaram em primeiro lugar, entretanto não fizeram bons jogos, decepcionando a torcida local. Já a China foi a zebra do grupo. Com muita posse de bola, as chinesas conseguiram o segundo lugar na tabela. A Holanda conseguiu avançar para a terceira fase por ter ficado entre as melhores terceiras colocadas na competição.

 

O Canadá, na estreia, venceu a China apenas por 1 a 0, com gol de Christine Sinclair, de pênalti, nos acréscimos do segundo tempo. Já na segunda rodada, ficou no 0 a 0 contra a Nova Zelândia. No jogo contra a Holanda empatou pelo placar de 1 a 1, com gols de Kirsten Van de Ven pelo lado holandês e de Ashley Lawrence pelas canadenses. O Canadá enfrenta na próxima fase a seleção da Suíça no dia 21 de junho. 

 

Já a China começou com uma derrota de 1 a 0 para o Canadá, seguida de uma vitória de 1 a 0 – conquistada aos 45 do segundo tempo, em cima da Holanda –, com gol de Wang Lisi. A seleção chinesa garantiu sua classificação em um empate por 2 a 2, em jogo bem disputado com a seleção da Nova Zelândia. Os gols foram marcados por Wang Lisi e Wang Shanshan pela seleção chinesa e Rebekah Stott e Hannah Wilkinson pela Nova Zelândia. A próxima partida das chinesas é contra a seleção de Camarões no dia 20 de junho.

 

A campanha da seleção da Holanda, por sua vez, não foi destaque. Na primeira partida, a seleção holandesa conseguiu uma vitória magra em cima da Nova Zelândia. O único gol foi marcado por Lieke Martens. Na segunda partida, a equipe foi derrotada pela China, no final do segundo tempo. Já o terceiro jogo, que valia a classificação, resultou em um empate por 1 a 1 com o Canadá.

 

Grupo B

 

Participaram deste grupo Alemanha, Noruega, Tailândia e Costa do Marfim. Com grande desigualdade técnica entre as seleções, o  grupo foi marcado por goleadas espetaculares. Se classificaram com o mesmo número de pontos, Alemanha e Noruega. As alemãs ficaram em primeiro do grupo graças ao impressionante saldo de 14 gols em apenas 3 jogos.

 

Com uma média de 4,66 gols por jogos nesta primeira fase, a seleção alemã é considerada uma das principais candidatas ao título. Logo no primeiro jogo fez 10 a 0 na seleção da Costa do Marfim. Os gols foram de Célia Šašić (3), Anja Mittag (3), Simone Laudehr, Sara Däbritz, Melanie Behringer e Alexandra Popp.

 

O jogo mais disputado e esperado do grupo foi o confronto entre Alemanha e Noruega. A partida foi vista pelas norueguesas como uma chance de reeditar a Final da Eurocopa de 2013, quando perderam para seleção alemã por 1 a 0.

 

Em 2015, a história foi diferente, com gols de Anja Mittag pela Alemanha e de Maren Mjelde pela Noruega, o jogo terminou empatado. O último jogo da Alemanha foi uma goleada de 4 a 0 contra a seleção da Tailândia. Os gols foram marcados por Melanie Leupolz, Lena Petermann (2) e Sara Däbritz. Na próxima fase, na cidade de Ottawa, as alemãs enfrentam a seleção da Suécia.

 

A seleção da Noruega também começou a fase de grupos com uma goleada de 4 a 0 na Tailândia. Os gols foram marcados por Trine Bjerke Rønning, Isabell Herlovsen (2) e Ada Hegerberg. O segundo jogo foi o empate com a Alemanha e o último uma vitória de 3 a 1 em cima da Costa do Marfim. Os gols deste último jogo foram marcados pelas nórdicas Ada Hegerberg (2) e Solveig Gulbrandsen e Ange N'Guessan pela Costa do Marfim. O próximo confronto da Noruega é contra a Inglaterra no dia 22 de junho.

 

Grupo C

 

O grupo formado por Japão, Camarões, Suíça e Equador também registrou grandes goleadas e três seleções avançam para a próxima etapa. A equipe do Japão é a atual campeã do Mundo e não decepcionou, com 100% de aproveitamento, foi a líder do grupo.

 

As japonesas fizeram sua estreia na Copa do Mundo Feminina 2015 em um jogo contra a Suíça, que ganharam por 1 a 0, com gol marcado pela meia Aya Miyama. Na segunda partida, a seleção japonesa abriu por 2 a 0, com gols de Aya Sameshima e Yuika Sugasawa.

 

A jogadora Ajara Nchout descontou para Camarões no final do segundo tempo, quando o time africano aumentou a pressão sobre as japonesas. Com essa vitória, as nipônicas foram as primeiras a se classificarem para as oitavas e aproveitaram a vantagem para poupar a equipe no terceiro jogo. Com um time misto, o Japão ganhou de 1 a 0 do Equador com gol de Yūki Ōgimi aos cinco minutos do primeiro tempo. A seleção nipônica joga contra a Holanda nas oitavas de final.

 

A seleção de Camarões aproveitou a fragilidade do time do Equador e fez 6 a 0 no primeiro jogo do grupo C. Balançaram a rede Madeleine Ngono Mani, Gaëlle Enganamouit (3), Christine Manie e Gabrielle Onguéné. No segundo jogo, as camaronesas tropeçaram e perderam para as atuais campeãs do mundo, entretanto conseguiram se recuperar no jogo contra a Suíça onde ganharam de 2 a 1. A Suíça abriu o jogo com um gol de Ana-Maria Crnogorčević, aos 24 do primeiro tempo, mas Gabrielle Onguéné e Madeleine Ngono Mani viraram para Camarões. A equipe de Camarões enfrenta as chinesas, dia 20, na cidade de Edmonton.

 

Terceira classificada do grupo, a Suíça começou com uma derrota de 1 a 0 para o Japão. No segundo jogo surpreendeu a todos e ganhou de 10 a 1 do Equador. Os gols suíços foram marcados por Angie Ponce (2), Eseosa Aigbogun, Fabienne Humm (3), Ramona Bachmann (3) e Martina Moser. O gol de honra do Equador foi marcado por Angie Ponce. No último jogo, que valia a classificação, a Suíça perdeu por 2 a1 de Camarões. Próxima partida da Suíça é contra as donas da casa em Vancouver.

 

Grupo D

 

Estados Unidos, Austrália, Suécia e Nigéria formaram um grupo equilibrado de onde saiu o adversário do Brasil nas Oitavas. Considerado um dos grupos mais fortes, a seleção dos Estados Unidos confirmou o seu favoritismo e conseguiu se classificar como primeiro do grupo. Suécia e Nigéria, são as duas únicas equipes que já disputaram todas as edições da Copa do Mundo feminina.

 

Os Estados Unidos jogaram contra a Austrália no primeiro confronto do grupo D e conquistaram uma vitória de 3 a 1. Apesar do placar largo, o jogo não foi fácil para as americanas. No primeiro tempo, a seleção americana saiu na frente com um gol de Megan Rapinoe. A Austrália buscou o empate com Lisa De Vanna. No segundo tempo, os Estados Unidos confirmaram a vitória com gols de Christen Press e novamente Megan Rapinoe.

 

As redes não balançaram no jogo contra a Suécia, que terminou empatado em 0 a 0. No último jogo do grupo, as americanas precisavam apenas de um empate para seguirem para as oitavas, mas com um gol de Abby Wambach conquistaram a vitória. Os Estados Unidos jogam contra a seleção da Colômbia no dia 22 de junho.

 

A segunda colocada do grupo foi a seleção da Austrália, que enfrenta o Brasil no próximo domingo, (21) em Moncton. As australianas perderam o primeiro jogo contra as americanas. No segundo jogo, contra a seleção da Nigéria, o zagueiro atacante Kyah Simon fez 2 a 0. No último jogo da fase de grupos, as australianas empataram com as suecas. Lisa De Vanna abriu o placar para a Austrália, enquanto Sofia Jakobsson empatou para a Suécia.

 

A ex-capitã da seleção Brasileira, Juliana Cabral, em entrevista a rádio MEC AM, disse que “o time australiano, tem um ataque muito rápido, um toque de bola interessante, uma defesa muito coesa. A seleção brasileira vai ter que jogar muito mais do que jogou nessa primeira fase”, avaliou.

 

A Suécia, com três empates, foi a última seleção a se classificar para as oitavas de final. As suecas pegaram a Nigéria no primeiro confronto do “grupo da morte” e fizeram um dos jogos mais disputados deste mundial. A Suécia saiu na frente com um gol de Desire Oparanozie e Nilla Fischer, a Nigéria empatou com gol de Ngozi Okobi e três minutos depois Asisat Oshoala marcou. A jogadora Linda Sembrant colocou novamente a Suécia na frente do placar, mas Francisca Ordega, aos 42 minutos do segundo tempo, deixou tudo igual. Os outros jogos da Suécia foram os empates de 0 a 0 com os Estados Unidos e de 1 a 1 com a Austrália. A Suécia agora enfrenta a seleção da Alemanha na cidade de Ottawa.

 

Grupo E

 

Grupo formado por Brasil, Coreia do Sul, Costa Rica e Espanha. Com duas seleções estreantes neste mundial, a Espanha e Costa Rica, o grupo foi considerado fácil e terminou sem grandes surpresas com a seleção brasileira classificada em primeiro lugar com 100% de aproveitamento.

 

O primeiro jogo do Brasil no mundial feminino do Canadá foi contra a seleção da Coreia do Sul. A jogadora Formiga, que nesta copa completou 20 anos de seleção, marcou o primeiro gol. Marta aumentou o placar cobrando um pênalti no segundo tempo. O gol tornou a atacante a maior artilheira de Copas do mundo, com 15 gols marcados.

 

O segundo jogo do Brasil foi contra a Espanha, com um gol marcado por Andressa Alves. No terceiro jogo, já classificadas, as brasileiras entraram com um time misto e ganharam com um gol de Raquel Fernandes que normalmente fica na reserva, mas mostrou que merece um espaço no time principal. Destaque também para a goleira brasileira Luciana, que fechou o gol do Brasil e não tomou nem um gol na fase de grupos. O Brasil enfrenta a seleção da Austrália, no próximo domingo (21), às 2h, com transmissão ao vivo pela TV Brasil.

 

A outra seleção classificada do grupo E foi a Coreia do Sul. As sul coreanas fizeram uma sequência ascendente no mundial perderam o primeiro jogo para o Brasil, empataram com a Costa Rica e ganharam da Espanha. Contra a Costa Rica o jogo ficou em 2 a 2, com gols de Ji So-Yun e de Jeon Ga-Eul e das costa riquenhas Melissa Herrera e Karla Villalobos. Contra a Espanha, começaram perdendo quando Verónica Boquete marcou um gol pela seleção espanhola, mas as sul coreanas não se desesperaram e conseguiram reverter o placar com gols de Cho So-Hyun e Kim Soo-Yun. O próximo jogo será contra a França em Montreal.

 

Grupo F

 

Este grupo contou com as seleções da França, Inglaterra, Colômbia e México. França e Inglaterra terminaram empatadas ambas com duas vitórias e uma derrota, mas o saldo de gols da seleção Francesa foi maior, o que permitiu a liderança do grupo.

 

A França enfrentou a Inglaterra, em um jogo de maior ou igual rivalidade que Brasil e Argentina, neste confronto as francesas levaram a melhor com um gol de Eugénie Le Sommer ainda no primeiro tempo. O segundo jogo das francesas foi contra a seleção da Colômbia, onde perderam por 2 a 0, com gols marcados por Lady Andrade e Catalina Usme. O último jogo decisivo para a classificação foi contra o México e as francesas golearam marcando 5 a 0. Os gols da partida foram marcados por Marie-Laure Delie, Jennifer Ruiz, Eugénie Le Sommer (2) e Amandine Henry. As francesas enfrentam dia 21 em Montreal a seleção da Coreia do Sul.

 

A seleção inglesa perdeu o primeiro jogo para a França por 1 a 0. No segundo jogo, Inglaterra e México fizeram uma das partidas com maior número de chutes a gol nesse Mundial. As inglesas ganhavam a partida por 2 a 0, com gols de Fran Kirby e Karen Carney até que, em um momento de distração, a mexicana Fabiola Ibarra conseguiu diminuir o placar. O último jogo foi disputado

contra a seleção Colombiana. Os gols ingleses foram de Carney, aos 15 minutos, aproveitando rebote da goleira colombiana Sepúlveda, e de Williams, que converteu um pênalti. No final, Andrade descontou para as colombianas, encerrando a partida em 2 a 1 a favor da Inglaterra. Próximo jogo será contra a Noruega no dia 22 de junho.

 

Toda Copa tem uma seleção que conquista a simpatia da torcida, as queridinhas de 2015 são as colombianas. Seu futebol bonito, com qualidade, força de vontade e dedicação encantou a torcida e conquistou o apoio logo no primeiro jogo, no empate de 1 a 1 com o México. Verónica Pérez abriu o placar para a o México e Daniela Montoya conquistou o empate colombiano.

 

A partida contra a favorita França, foi o cenário perfeito para as colombianas conquistarem de vez a simpatia dos locais. Segurou as inúmeras investidas das adversarias e finalizou com perfeição nos seus dois únicos chutes na direção do gol. Lady Andrade foi a responsável por abrir o placar enquanto Catalina Usme provou que o time estava vivo o tempo inteiro ao fazer o segundo gol nos acréscimos finais da partida. Na última partida decisiva a Colombia perdeu para a Inglatera. Mas ainda assim conseguiu avançar para as oitavas onde enfrenta a temida seleção Americana.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário