one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasileira Raphaella Galacho disputa no Taekwondo com a canadense Nathalie Iliesco

Imagem:

Compartilhar:

Conheça as regras do boxe, taekwondo, luta olímpica e judô, presentes na Rio 2016

Criado em 29/06/16 12h15 e atualizado em 01/07/16 15h44
Edição:Edgard Matsuki - Portal EBC*

Ippon, nocaute etc. Quando as disputas das lutas começam, muitas pessoas ficam se perguntando quais são as regras dos esportes e o que significa cada termo. Se você faz parte das pessoas que fica meio perdida quando aquela disputa de medalha está acontecendo, a TV Brasil explica como funcionam as regras. Assista ao vídeo e leia abaixo:

Boxe

O objetivo principal do boxe é desferir golpes da cintura para cima e da linha do tórax para frente. O nocaute (critério de vitória e encerramento de combate válido em vários esportes de combate de contato completo) é uma consequência do esporte. No esporte, quando não acontece o nocaute a  pontuação obtida ao longo da disputa e que decide o vencedor.

O esporte é modalidade olímpica desde os jogos de Saint Louis, em 1904. Somente nas Olimpíadas de Londres, em 2012, foi que as mulheres passaram a competir. Neste ano, 13 categorias estarão em disputa divididas entre 10 masculinas e 3 femininas. Ao todo, 286 boxeadores competirão nos jogos do Rio.

Taekwondo

De origem coreana, taekwondo significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”. O primeiro Campeonato Brasileiro do esporte aconteceu em 1973. O esporte participou das Olimpíadas de Seul (1988) e de Barcelona (1992) como esporte de exibição. Foi incluído no programa olímpico somente nas em Sydney no ano 2000.

Uma luta entre faixas pretas se dá em 3 rounds de 3 minutos cada. Já entre faixas coloridas, os rounds variam dentre 2 e 3, de 3 minutos cada. Nas Olimpíadas de 2008, a lutadora Natália Falavigna conquistou a medalha de bronze e se tornou a única atleta do taekwondo brasileiro até hoje a subir no pódio olímpico.

Luta Olímpica

A luta Olímpica não permite socos e nem chutes. O objetivo é projetar o adversário ao solo e o esporte é um dos mais antigos da história. Ele começou a ser praticado na Grécia e na Era Antiga estreou nos jogos olímpicos em 704 a.C. Nos jogos de Atenas em 1896, a luta apareceu no programa olímpico, na categoria super pesado.

Judô

Fundado por Jigoro Kano em 1882. O esporte tem por objetivos fortalecer o físico, a mente e o espírito, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. O respeito começa antes de entrar no tatame e a reverência feita pelos atletas é a maneira utilizada para demonstrá-lo. O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:

Yuko: Vale um terço de um ponto. Um yuko se realiza quando o oponente cai de lado. Também ganha Yuko se conseguir imobilizar o oponente por 10 a 14 segundos;

Wazari: Vale meio ponto. Dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari. Um wazari é um ippon que não foi realizado com perfeição. Ganha wazari se conseguir imobilizar o oponente por 15 a 19 segundos;

Ippon: Ponto completo. O nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um ippon realiza-se quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito, quando é finalizado por um estrangulamento ou chave de articulação, ou quando é imobilizado por 25 segundos.

Nas olimpíadas as lutas do Judô duram 5 minutos no masculino e 4 no feminino. O Judô é a luta  que mais rendeu medalhas olímpicas para o Brasil. Ao todo, foram 19 medalhas.

*colaborou Ellen Braga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário