one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O goleiro nigeriano Vincent Enyeama defende o chute do francês Paul Pogba, à esquerda.

Imagem:

Compartilhar:

França sofre, mas vence Nigéria com dois gols no 2º tempo

Criado em 30/06/14 11h50 e atualizado em 02/01/15 15h23
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC

A França teve muitas dificuldades, sofreu em grande parte do jogo, mas venceu a Nigéria, nesta segunda-feira (30), por 2 a 0, com gols marcados no segundo tempo pelo meia Pogba (aos 19 minutos) e Yobo, contra, em dividida com Griezmann (aos 46). Além de enfrentar a velocidade e a força dos africanos que foram melhores na etapa inicial, a França encarou também a torcida contra de grande parte do público presente (67.882 pessoas) no Mané Garrincha, em Brasília. Nas quartas, os europeus terão pela frente a Alemanha ou a Argélia, na sexta-feira (dia 4), no Maracanã.

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo

O jogo – Toque de bola, sem chutões e marcações fortes dos dois lados. A partida começou bastante equilibrada e a França não conseguia se impor diante da Nigéria. Pelo contrário, a seleção africana, empurrada pela torcida brasileira no Mané Garrincha, colocou velocidade maior aos ataques pelos lados do campo e tinha mais posse de bola. Aos 19, a França teve o primeiro susto, quando Musa cruzou pela esquerda e Emenike empurrou para o gol. O juiz Joe Fletcher entendeu que o atacante nigeriano estaria impedido. Dois minutos depois, os europeus conseguiram responder com boa jogada de Pogba, que puxou contra-ataque. Na área, ele recebeu de volta e, de primeira, bateu para grande defesa do goleiro Enyeama.

A Nigéria passou a se entusiasmar na partida, colocava mais velocidade e criava jogadas, mas não concluía. Como os africanos deixavam espaço, a França também chegava ao ataque principalmente com Pogba, mas também cometia erros no último passe. No primeiro tempo, Benzema, que jogava pela esquerda e bem marcado, estava desaparecido.  Aliás, se os setores de meio de campo tinham espaço e liberdade para jogar, os atacantes foram superados pelos setores de defesa. No primeiro tempo inteiro, houve apenas seis chutes na direção do gol (quatro da Nigéria e dois da França), sendo que somente duas vezes (um para cada lado) os goleiros praticaram defesas difíceis. Isso também explica o 0 a 0 do primeiro tempo.

“A Nigéria dominou a partida, e a França teve muitas dificuldades para marcar os nigerianos no meio de campo”, explicou o comentarista Orlando Duarte, das rádios EBC. “A partida foi muito equilibrada. A Nigéria deixou boa impressão, e o Pogba foi o principal da França”, comentou Jorge Ramos.

Segundo tempo decisivo

A França iniciou a etapa final com a marcação adiantada no campo de ataque.  Mas a partida mantinha as mesmas características antes do intervalo. As equipes demoraram para criar chances claras de gol. O jogo ficou mais parado com faltas e a Nigéria conseguia ficar mais tempo no ataque. Aos 19 minutos, Odemwingie, um dos melhores entre os africanos, chutou de longe e Lloris conseguiu espalmar para o lado. A França não se assemelhava ao time que fez uma boa primeira fase na Copa, com bom toque de bola e objetividade e passou a ter mais problemas para marcar os atacantes nigerianos.

Depois de sustos, a equipe europeia, somente aos 23, conseguiu uma boa chance. Benzema fez tabelinha com Griezmann e ficou na cara do gol. O goleiro nigeriano desviou, e o zagueiro Moses salvou em cima da linha.  O lance deixou os europeus - que ensaiavam uma pressão - mais ligados. Aos 30 minutos, quase a França abriu o placar novamente, primeiro com cruzamento de Debuchy, depois com chute de longe de Griezmann, que entrou muito bem na partida. A bola explodiu no travessão. No  momento seguinte, Benzema cabeceou à queima-roupa para impressionante defesa de Enyeama. Na batida do escanteio, o goleiro, que tinha feito milagre, não tirou com força o cruzamento, e Pogba cabeceou para abrir o placar. Era o prêmio depois de intensa pressão.

A partir daí, a Nigéria partiu desesperada à frente, mas os franceses eram mais perigosos no contra-ataque. E, aos 46, acabaram as chances dos africanos, quando, depois de cruzamento, Yobo em dividida com Griezmann fez o segundo gol francês. Foi o alívio dos europeus para quem sofreu a partida inteira.

Ficha do jogo

França X Nigéria (oitavas de final)

30 de junho de 2014
Estádio Nacional Mané Garrincha - Brasília


França - 1 – Lloris, 2 – Debuchy, 4 – Varane, 21 – Koscielny e 3 – Evra, 6 – Cabaye, 14 – Matuidi, 19 – Pogba e 8 – Valbuena, 9 – Giroud (Griezmann)  e 10 – Benzema.

Nigéria - 1 – Enyeama, 5 – Ambrose, 2 – Yobo, 13 – Oshaniwa e 22- Omeruo, 10 – Mikel, 17 – Onazi (Reuben Gabriel), 7 – Musa, 11 -Victor Moses e 8 – Odemwingie, 9 – Emenike

Gols: Pogba (aos 19 minutos do 2º tempo) e Yobo - contra (aos 46 minutos do 2º tempo) 

Cartões amarelos: Matuidi (França)

Árbitro: Mark Sean Hurd (EUA)
Auxiliares: Joe Fletcher (CAN) e Alireza Faghan (IRA).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário