one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil vence a Turquia por 2 a 0 e garante vaga nas semifinais do futebol de cinco

Criado em 11/09/16 18h33 e atualizado em 11/09/16 18h41
Por Edgard Matsuki Edição:Portal EBC

A seleção brasileira conseguiu a sua segunda vitória no futebol de cinco dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Em jogo disputado no Parque Olímpico da Barra, o Brasil venceu a Turquia por 2 a 0, com gols de Ricardinho e Cássio. O resultado garantiu, com uma rodada de antecedência, a classificação do Brasil para as semifinais da competição.

 

O início da partida foi truncado. A Turquia - que havia segurado o Irã na estreia e empatado por 0 a 0 - optou por uma marcação forte na intermediária de defesa. Ao contrário do início do jogo contra o Marrocos, quando criou muitas chances, o Brasil quase não conseguia ultrapassar a linha de defesa do adversário. Por outro lado, a Turquia também não assustava. Em toda a primeira etapa, o adversário do Brasil não deu um chute a gol.

 

Demorou para a seleção furar a barreira do adversário. Aos 13 minutos do primeiro tempo, o Brasil abriu o placar. Ricardinho entrou driblando pelo meio e chutou de longe. A bola, com efeito, entrou no canto esquerdo do goleiro Aktas. Nenhum dos dois voltou até o final do primeiro tempo. Após o jogo, o craque da seleção descreveu o lance: “Quem não arrisca, não marca. Eu costumo treinar esse chute à longa distância e eles estavam muito fechados. Fui feliz no lance e marquei”, comemorou Ricardinho.

 

No minuto seguinte, um lance preocupante. Nonato bateu a cabeça com o turco Bayraktar. Após o lance, os dois ficaram no chão. Por precaução, os dois jogadores foram substituído. Ainda no mesmo lance, o turco Coban sentiu uma lesão muscular e também saiu.

 

Depois do jogo, Nonato, que levou alguns pontos no supercílio, descreveu o lance. “Tem uma regra no jogo que é de gritar “voi” para avisar que está próximo à bola. Ele não gritou e a gente bateu. Deveria ser falta e saí porque sangrou um pouco. Mas no segundo tempo eu já estava pronto para voltar”, afirmou. Nonato ainda voltou ao jogo só que com uma touca de nadador e um curativo no supercílio.

 

Na segunda etapa, o Brasil tentou uma pressão inicial. Aos 12 minutos do segundo tempo, Ricardinho entrou driblando e foi derrubado na área por Uzum. Pênalti. Na cobrança, Cássio chutou rasteiro, Aktas chegou a tocar na bola, mas não evitou o segundo gol. A torcida quebrou o silêncio no local e começou a cantar “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.

 

O silêncio da torcida se quebrou novamente aos 22 minutos do segundo tempo. Após uma dividida, Cássio tomou um cartão amarelo após falta em Bayraktar. O juiz só não havia visto que o jogador deu um soco no estômago do brasileiro. O estádio passou a vaiar a interpretação. Só após o auxiliar apontar o que havia acontecido, o juiz expulsou o turco e a torcida vibrou.

 

O técnico da seleção, Fábio Vasconcelos, reclamou do lance e disse que a torcida foi decisiva para o cartão. “Primeiro, acho que o Cássio não deveria ter levado o cartão por não ter gritado “voi”. O cartão dele complicou um pouco a gente por causa de uma eventual suspensão para as semifinais. Na segunda parte do lance, a torcida ajudou demais. O juiz demorou para se decidir pela expulsão, mas a vaia serviu para ele ver que estava errado. O telão também ajudou”, conta.

 

A vitória garantiu a classificação da seleção brasileira com uma rodada de antecedência. Agora, o Brasil decide quem fica em primeiro lugar no grupo em jogo na próxima terça-feira (13) contra o Irã. Um empate na partida final da fase classificatória garante a ponta do grupo para o Brasil. Fábio ainda não sabe se vai poupar jogadores: “Eu iria tirar o Damião, mas como o Cássio também tomou cartão, fica difícil. Vou pensar certinho no treino de amanhã”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário