one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Saiba mais sobre a ginástica artística, um dos esportes dos Jogos Olímpicos

Criado em 01/07/16 19h48 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Redação Fonte:Portal EBC

No calendário olímpico desde a primeira edição dos Jogos na Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, a ginástica artística é uma das modalidades mais tradicionais das Olimpíadas - por isso é popularmente chamada de “ginástica olímpica”, reforçando sua íntima relação com os Jogos.

Nos Jogos do Rio de Janeiro, competirão 196 ginastas, sendo 98 homens e 98 mulheres. Na competição por equipes, 12 nações se classificam para as Olimpíadas, mas após a rodada eliminatória, apenas oito países vão para a final. As provas da ginástica serão realizadas na Arena Olímpica, na Barra da Tijuca.

Há seis aparelhos no masculino e quatro no feminino. As barras assimétricas e barra de equilíbrio são exclusividades das mulheres; já barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças e argolas se restringem aos homens. Solo e salto estão, por sua vez, no programa de ambos os gêneros.

Ao passar por cada aparelho, o importante é que o ginasta evite cometer faltas. Se, no final da execução, ao saltar para o solo, o ginasta der um passo à frente para se equilibrar, cair ou colocar as mãos no aparelho para evitar qualquer tipo de desequilíbrio, haverá perda de pontos. Dessa forma, a nota final reflete o bom ou o mau desempenho do ginasta.

As medalhas são distribuídas em provas individuais, em que o participante compete em todos os aparelhos, por equipes de seis integrantes e para cada aparelho. A pontuação é dada por uma banca com nove árbitros, que avalia o grau de dificuldade e a qualidade técnica dos movimentos executados em cada prova. A equipe ou ginasta que somar o maior número de pontos vence.

Além das provas individuais por aparelho, que classificam 36 ginastas para cada final, nas Olimpíadas são distribuídas medalhas também para os exercícios combinados, masculino e feminino, e por equipes de seis integrantes. São nos exercícios combinados que se descobre quem é o ginasta completo, capaz de realizar com precisão todos os aparelhos.

O esporte é regido pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) . No Brasil, a entidade responsável é a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário