one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Clubes protestam contra árbitros após primeira rodada da Série C

Criado em 20/05/15 18h02 e atualizado em 07/07/16 14h19
Por Portal EBC

Bastou uma única rodada da Série C para que as polêmicas em torno das decisões da arbitragem surgissem. Clubes e até entidades representativas da classe se uniram para protestar contra a atuação dos homens do apito nos primeiros jogos da Terceirona. Um deles é o Brasil, que distribuiu uma nota de repúdio à atuação do árbitro Roger Goulart, na partida contra o Juventude. 

"Em diversos lances, o árbitro Roger Goulart acabou influenciando diretamente no andar da partida", critica o texto, listando omissão ao não expulsar Helder no lance do pênalti em Alex Amado, falta de critério ao marcar faltas e ao observar a distância mínima nas cobranças de falta e suposto rigor disciplinar restrito aos jogadores xavantes. O Juventude não fez nenhuma queixa oficial sobre a arbitragem do jogo.

brasil-de-pelotas-caxias-seriec.jpg
No clássico gaúcho que abriu a Série C, Brasil e Juventude empataram em 1 a 1, com direito a repúdio à arbitragem do lado xavante 

Arthur Dallegrave/E.C.Juventude

Já as críticas do América de Natal sobre o desempenho do árbitro Ranilton Oliveira de Sousa fizeram até a Comissão Estadual de Arbitragem do Futebol (Ceaf) do Rio Grande do Norte apelar a sua instância superior. No jogo contra o Águia de Marabá, o América terminou com dois jogadores a menos e também teve seu técnico expulso.

Na súmula da partida, foi relatado que o volante Maguinho recebeu o vermelho direto por ter agredido o adversário com o antebraço, ao passo que o atacante Adriano Pardal foi para fora por ter reclamado com palavrões e gestos ofensivos. Roberto Fernandes, técnico do América, foi expulso por ter se dirigido ao árbitro e afirmado que "é por isso que a arbitragem do Maranhão (o árbitro é maranhaense) está na situação que está. Você é tendencioso, árbitro caseiro e safado".

A entidade potiguar da arbitragem protestou contra a arbitragem de Sousa, e materiais de vídeo do jogo foram enviados à Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) para a análise dos dirigentes: "A CEAF-RN reconhece evolução ao proporcionar um melhor trabalho da arbitragem nacional, mas repudia atos que prejudiquem o futebol do Rio Grande do Norte e nossos filiados no Campeonato Brasileiro. Em defesa dos clubes do Rio Grande do Norte, a Comissão exige que seja aplicada a regra". O Águia de Marabá não emitiu nenhuma posição formal sobre o desempenho do árbitro. 

A escala de arbitragem para os dez jogos da segunda rodada já foi sorteada e já pode ser consultada no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário