one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


1º dia do Fórum Mundial de Direitos Humanos

Imagem:

Compartilhar:

Fórum Mundial de Direitos Humanos reúne mais de 9 mil pessoas em Brasília

Criado em 13/12/13 15h03 e atualizado em 13/12/13 16h34
Por Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Fórum Mundial de Direitos Humanos está com inscrições abertas
Marca do FMDH (FMDH)

O Fórum Mundial de Direitos Humanos – que aconteceu em Brasília entre terça (11) e sexta-feira (13) – reuniu 9,2 mil pessoas de 74 países distintos. O comitê organizador contou com a participação de mais de 700 instituições. Foram 369 atividades temáticas, 127 programações culturais, nove debates, três tendas de discussões e outras três grandes conferências.

Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o papel do fórum foi cumprido. “Nosso objetivo era justamente produzir um diálogo com os nossos conselhos de direitos, o Brasil tem uma democracia viva, com a participação da sociedade civil”, destacou. Em 2014, o fórum ocorrerá em Marrocos e, em 2015, na Argentina.

Confira a cobertura completa do Portal EBC

Entre as manifestações sociais presentes no evento estiveram grupos dos mais diversos, desde os que defendem a desmilitarização da Polícia Militar no Brasil, até movimentos pelas crianças e pessoas desaparecidas, defensores da educação inclusiva, grupos LGBTs, bem como movimentos internacionais como o que luta pela liberdade da Palestina.

“Discutir direitos humanos não é coisa de bandido, esses direitos defendem o enfrentamento de todas as violências e discriminações. O debate e a democracia muitas vezes podem incomodar e estabelecer novos desafios, mas é só por meio deles que nós vamos mudar essa cultura”, destacou a ministra Maria do Rosário. Entre os legados deixados pelo Fórum, está a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que ocorrerá nos municípios brasileiros em 2014 e, em 2015, nacionalmente.

Confira galeria de fotos do FMDH:

A presidenta Dilma Rousseff também assinou durante o Fórum o decreto que cria o Sistema Nacional de Combate à Tortura. Onze peritos nacionais serão escolhidos e autorizados previamente a entrar em instituições para averiguação das situações de violência. Além disso, após parceria com a ONU, será possível criar no Brasil um sistema nacional de indicadores sobre direitos humanos. “O Brasil será um dos primeiros do mundo a apresentar um sistema de monitoramento dos compromissos internacionais assumidos, já que eles existem para serem cumpridos”, concluiu a ministra Maria do Rosário.

Assista bate-papo com balanço do FMDH, com a secretária-executiva da Secretaria de Direitos Humanos, Patricia Barcelos:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário