Digite sua busca e aperte enter


Abelhas são os mais importantes agentes polinizadores

Imagem:

Compartilhar:

Você sabia que as abelhas são os mais importantes agentes polinizadores?

Criado em 24/09/12 15h06 e atualizado em 28/10/14 08h33
Por Amanda Cieglinski Fonte:EBC

Abelhas são os mais importantes agentes polinizadores
Abelhas são os mais importantes agentes polinizadores (Creative Commons)

As abelhas se alimentam do néctar presente nas flores. Com a língua ela colhem a substância do fundo de cada flor. Nesse trabalho, elas também recolhem o pólen, que são as células reprodutoras masculinas das plantas. Cada abelha visita cerca de 10 flores por minuto -  são em média 40 voos diários, tocando em 4 mil flores.

Nesse movimento, ela levam o pólen de uma planta a outra e por isso facilitam a reprodução desses vegetais e são consideradas os mais importantes agentes de polinização. Depois de colher o néctar, ela volta à colmeia, onde essa substância será transformada em mel.

Em uma colmeia moram de 60 a 80 mil abelhas. A líder é a abelha rainha, que vive até cinco anos. As operárias, responsáveis por todo o trabalho de colheita do néctar e polinização, vivem entre 28 e 48 dias. Só as abelhas fêmeas trabalham.

Uma abelha tem cinco olhos: três pequenos no topo da cabeça e dois maiores chamados de compostos, localizados na parte da frente. Os olhos compostos permitem uma visão panorâmica dos objetos que estão longe, aumentando-os até 60 vezes. Os olhos menores têm como função apenas detectar a luz.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário