one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

ABZ do Ziraldo: assista a todos os episódios da nova temporada

Criado em 23/04/15 08h38 e atualizado em 24/05/16 11h44
Por TV Brasil

"Vamos inventar o mundo na TV, chame a turma toda prá curtir o ABZ" Já decorou a música de abertura do ABZ do Ziraldo? Se você é daqueles que não perdem um episódio, vai adorar conferir essa galeria com todos os programas da nova temporada que já foram ao ar. 

A cada semana, essa lista será atualizada para que você possa ver e rever quantas vezes quiser!

Episódio 1 - Escritor Antônio Torres no ABZ do Ziraldo

Neste programa, o Menino Maluquinho conta a história A Compra. Em seguida, o grupo de palhaços dançarinos Musiclowns – criado por Fernando Dias e Sara Christina – apresenta seu trabalho.
Escritor consagrado e membro da Academia Brasileira de Letras, Antonio Torres revela como surgiu a ideia de escrever um livro infantil. De acordo com o autor, a história se baseia em sua própria experiência com Minu, seu gatinho de estimação, que apesar de esperto e malandro, tem fortes sentimentos de apego e amizade. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Odara.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Escritor Antônio Torres no ABZ do Ziraldo

Episódio 2 - Ziraldo recebe Diléa Frate

Diléa Frate explica como conquistou leitores com suas histórias inusitadas e personagens que fogem do convencional, em livros como Procura-se Hugo, Fábulas Tortas, Histórias para acordar. Este ABZ ainda traz a performance com Richard Riguetti e Lilian Moraes, que formam a dupla de palhaços Café Pequeno e Currupita, do Grupo Off-Sina. Por fim, o Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Menina, amanhã de manhã, de Tom Zé e Perna Froes.

 

Episódio 3 - Ilustradora Graça Lima é convidada de Ziraldo

Graça Lima queria ser pintora de murais, mas acabou se interessando pelas artes gráficas e por contar histórias com seus desenhos. Hoje, mais de cem livros levam seu traço, entre obras autorais e de autores consagrados. Neste programa, o Menino Maluquinho conta a história Os passáros. E o Grupo Teatral Loucatores apresenta uma cena da peça O Menino que tinha Asas, baseada no livro O Menino de Asas, de Homero Homem. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Simples Desejo, de Daniel Carlomagno e Jair de Oliveira.

 

Episódio 4 - Mariene Lino é a convidada de Ziraldo

Menino Maluquinho conta a história O Capitão dos Sete Mares. Inspirado no livro do mesmo nomeb da escritora Claudia Werneck, Um amigo diferente é um  musical rock voltado para a infância e juventude. Ziraldo entrevista a escritora Mariene Lino. Em seguida, o coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Deixa Isso Para Lá, de Edson Menezes e Alberto Paz.

 

Episódio 5 - Miriam Leitão no ABZ do Ziraldo

Miriam conta como surgiu a ideia do livro, da pesquisa efetuada na sua fazenda, uma área preservada da Mata Atlântica, sobre as espécies de passarinhos existentes na região e de como os próprios passarinhos lhe mostraram a melhor forma de protegê-los. Miriam também comenta o próximo livro infantil, que já está a caminho. O Menino Maluquinho conta a história Túnel do Terror. Já a Artesanal Cia de Teatro se apresenta com o espetáculo O Gigante Egoísta. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música A Menina Dança.

 

Episódio 6 - Luciana Grether Carvalho conversa com Ziraldo

Neste programa, o Menino Maluquinho conta a história A Faxina. Em seguida, a companhia teatral Os Ciclomáticos apresenta o espetáculo Antes que o Galo Cante. Ziraldo entrevista a ilustradora e professora de Artes e Design Luciana Grether Carvalho. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Por Causa de Você.

 

Episódio 7 - Mariana Massarani conversa com Ziraldo

Neste programa, o Menino Maluquinho conta a história Bola do Fora. Em seguida, Renan Campestrini e Lívia Prado se apresentam com o espetáculo No Mundo da Lua. Ziraldo entrevista a ilustradora Mariana Massarani. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Olha pro Céu.

 

Episódio 8 - Luciana Savaget no ABZ do Ziraldo

Neste programa, o Menino Maluquinho conta a história Manequim. Em seguida, a Trupe do Experimento se apresenta com o espetáculo No Embalo das Cores. No segundo bloco, Ziraldo entrevista a jornalista e escritora Luciana Savaget. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Comida.


Episódio 10 - Lúcia Reis no ABZ

Neste programa, o Menino Maluquinho conta a história O Panela Voadora e apresenta a performance da Cacau, que nos conta a história da música Garota de Ipanema. No segundo bloco, Ziraldo entrevista escritora e ilustradora Lúcia Reis. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música É Papo Firme.

 

Episódio 11 - Adriana Falcão conversa com Ziraldo

Após Tauã  apresentar a performance O Edredom, Ziraldo entrevista escritora e roteirista Adriana Falcão. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Toda Menina Baiana.

 

Episódio 12 - Escritor e ilustrador Roger Mello bate um papo com Ziraldo

Neste ABZ do Ziraldo, o Menino Maluquinho conta a história A Cama Voadora, seguida da apresentação da dupla Jujuba e Ana Nogueira. No segundo bloco, Ziraldo entrevista o escritor e ilustrador Roger Mello, que relembra o peso simbólico do livro para seus contemporâneos. "Eu sou de uma geração que chegava ao livro pela falta que o livro fazia. Muitas pessoas eram presas por causa de livro, desapareciam por causa de livro, pra criança era muito difícil de entender isso. Por que alguns livros eram proibidos. Então, a gente aprendeu que o livro era um objeto poderoso”, explica Mello.

 

Episódio 13 - Escritora Simone Bibian – trajetória e processo criativo

Neste ABZ, Ziraldo conversa com a escritora e dramaturga Simone Bibian, que relata seu começo de carreira e inspirações: “Sempre amei escrever. Desde pequenininha eu gosto de escrever e ler também. Eu me apaixonei por isso e eu escrevia pra mim mesma, na escola todo mundo falava que eu escrevia bem, mas eu achava que nunca ia ser uma escritora.” Ainda neste programa, o Menino Maluquinho conta a história Menino, cuidado com o que você pede. Os palhaços Zureba e Espoleta, da dupla Os Ridículos, apresentam seu incrível número.

 

Episódio 14 - Ilustradora Babi W. Steinberg é convidada de Ziraldo

Com inúmeros trabalhos para editoras, estúdios de animação, agências de publicidade, a carioca Babi W. Steinberg alia ferramentas de ilustração digital a materiais tradicionais, como aquarela, lápis de cor, pastel e nanquim. No ABZ do Ziraldo desta semana, ela relembra os primórdios da carreira e o despertar da vocação. Ainda neste programa, o Menino Maluquinho conta a história A Defesa. Em seguida, Ziraldo apresenta a Don Quijote para los niños, performance do ator e artista circense Maksin de Oliveira. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Anna Júlia.

 

Episódio 15 - Thalita Rebouças no ABZ do Ziraldo

Este programa traz uma performance dos palhaços Totó e Cucaracha, logo após a história O Tatu, contada pelo Menino Maluquinho. No segundo bloco, Ziraldo conversa com a escritora Thalita Rebouças, que lembra suas motivações iniciais para a escrita ficcional. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música O Pato.

 

Episódio 16 - Escritora Kátia Canton conversa com Ziraldo

Nascida na capital paulista, a jornalista e escritora Katia Canton já publicou mais de 40 livros e recebeu diversos prêmios literários, entre os quais o Jabuti, em 2007, por Pintura Aventura. Neste ABZ do Ziraldo, ela revela ao apresentador sua paixão pela literatura infantil e relembra sua trajetória literária. Neste programa, o Menino Maluquinho conta a história Insônia, seguida da performance com a Cia Rindo a Toa. O Coral Maluquinho, regido pelo Maestro Ronald Valle, finaliza o programa com a música Como a Vovó Já Dizia.

 

Episódio 17 - Ciça Fitipaldi relembra seus traços e trajetória

Nascida em São Paulo e professora de Ilustração e Design Editorial na Universidade Federal de Goiás, Ciça Fitipaldi já ilustrou mais 50 livros infantojuvenis. Em 1988, recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria Melhor Ilustração, por Bichos da África. Neste ABZ do Ziraldo, Ciça Fittipaldi relembra o começo da carreira e o modo como os desenhos dos dos índios influenciou seu trabalho. Menino Maluquinho conta a história Perdidos, seguido da performance da  Palhaça Songa.

 

Episódio 18 - Escritora Marina Colasanti explica trajetória no ABZ do Ziraldo

Ziraldo conversa com Marina Colasanti, uma das mais premiadas escritoras brasileiras, autora de livros infantis e juvenis, contos, novelas e ensaios. Formada em Belas Artes, ela conta que ilustra a maioria dos seus livros. Fluente em inglês, francês e italiano, também traduz seus próprios livros para outros idiomas.

Marina fala dos seus livros de conto de fadas, suas histórias infantis, suas poesias e sobre a arte de escrever para criança. Em 2014, a autora ganhou mais dois Prêmios Jabuti, o 7º e 8º da sua carreira, com o livro: 'Breve história de um pequeno amor.' 

Confira no vídeo:

 

Episódio 19 - Escritora Angela Leite de Souza é convidada de Ziraldo

Ziraldo entrevista a escritora Angela Leite de Souza, que relembra momentos marcantes da trajetória. "Desde criança, eu fazia meus versinhos. E na adolescência também fazia poemas. Sempre com aquela ideia de ser escritora. Eu fazia muita poesia”, revela.

E o Menino Maluquinho conta a história “Que Fria!”, seguida da performance “O Macaco de Nariz Branco”.

 

Episódio 20 - Ziraldo recebe a escritora Ieda de Oliveira

Em conversa Ziraldo, Ieda fala sobre seu processo criativo. “Eu só escrevo coisas que realmente signifiquem e que tenham expressão. É como se eu tivesse um compromisso social", revela a autora. "Carreguei comigo essa coisa de inventar”. O programa traz, também, performance com a Trupe do Experimento e a história Nave Mãe, interpretada pelo Menino Maluquinho.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário