one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acnes podem ser um problema na adoelscência

Imagem:

Compartilhar:

Acne: o que fazer quando ela aparece?

Criado em 07/08/14 11h06 e atualizado em 07/08/14 11h28
Por Sistema de Informação Infanto Juvenil em Biossegurança

Para as crianças isso ainda não é motivo para preocupação, mas para muitos adolescentes esta palavrinha causa pavor. A acne é uma doença de pele geralmente caracterizada por cravos abertos ou fechados nas áreas oleosas do corpo: peito, costas ombros, braços, pescoço e, principalmente, na face. Em alguns casos as lesões são quase imperceptíveis, mas em outros ocorrem inflamações que às vezes precisam de um tratamento mais sério.

O que causa a acne?

Sua causa ainda é desconhecida, porém, determinados fatores acabam por determinar seu surgimento, tais como: problemas hormonais, ingestão de alimentos muito gordurosos ou a genética. Quando ambos os pais têm acne, a probabilidade de aparecimento no filho é grande.

A acne além de ser incômoda esteticamente, também pode causar dor, sensibilidade ou coceira na pele. Mas quando isso acontecer, é aconselhado evitar por as mãos no local e jamais espremer. As mãos , especificamente as unhas, por mais limpas que pareçam, são portadoras de muitos microorganismos que podem levar a uma inflamação.

Existe alguma forma de prevenção contra a acne?

A melhor prevenção é procurar um dermatologista para indicar os produtos adequados para cada tipo de pele. Entretanto, alguns pequenos cuidados podem ajudar a prevenir o agravamento do problema:

- Manter uma alimentação rica em fibras e vitaminas e pobre em gorduras;

- Ingestão de líquidos, no mínimo, 2 litros ao dia;

- Jamais manipular, coçar ou espremer, pois além de causar marcas ou manchas, prolonga a inflamação que pode se tornar grave;

- Evitar a exposição prolongada ao sol. Usar sempre filtro solar no fator mínimo de 15 FPS, mas procure um que seja adequado ao seu tipo de pele. Se a pele for ressecada, os cremosos são uma boa pedida, pois além de proteger a pele ele ainda a mantém hidratada. Para peles oleosas, o ideal são os protetores em forma de gel, que são rapidamente absorvidos pela pele. Ao contrário do que se pensa, a exposição ao sol não seca as espinhas. A exposição dessas lesões ao sol pode resultar em manchas na pele e estimula a produção de secreções pelas glândulas sebáceas, o que facilita ao surgimento de novas inflamações.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário