one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Observatório da Imprensa discute mídia e obesidade infantil

Imagem:

Compartilhar:

Observatório da Imprensa discute mídia e obesidade infantil

Criado em 26/07/12 11h30 e atualizado em 26/07/12 11h37
Por Observatório da Imprensa/ TV Brasil Fonte:TV Brasil

O Observatório da Imprensa  debate o papel da mídia na conscientização da necessidade de uma boa alimentação, principalmente entre as crianças.


Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar realizada entre 2008 e 2009 pelo IBGE, uma em cada três crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Especialistas em nutrição infantil afirmam que a obesidade infantil pode comprometer o crescimento da criança e pode causar problemas na coluna e nos joelhos. Além das complicações ortopédicas, o lado emocional das crianças também pode ser afetado, como depressão, baixa confiança e bullying. E para piorar, o tratamento de crianças acima do peso é bastante delicado pois o uso inadequado de medicamentos pode comprometer o crescimento.

Apesar disso, a presidente do 16º Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Glaucia Pastore, mandou que fosse cancelado um debate sobre o papel da imprensa em relação à obesidade infantil, argumentando que tal discussão poderia causar inconveniente com potenciais patrocinadores do evento.

Será que não cabe à mídia, que veicula as propagandas da indústria alimentícia, também defender a população? Não seria importante alertar para o problema da má alimentação, principalmente entre as crianças? Ou será que as cifras do mercado publicitário vão falar mais alto do que uma boa prestação de serviços à sociedade?

Para debater estas questões, Alberto Dines recebe no estúdio o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão;  o engenheiro de alimentos Luiz Eduardo de Carvalho, prof. da UFRJ e ex-presidente da Sociedade Bras. de Ciência e Tecnologia de Alimentos; e a advogada Ekaterine Karageorgiardis, do Instituto Alana. O programa ainda ouviu a opinião de Kátia Cardoso, pres. do Conselho Regional de Nutricionistas (RJ/ES); do promotor público de SP João Lopes Guimarães Jr; e do publicitário Armando Strozenberg.

Assista ao programa:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário