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Observatório da Imprensa discute mídia e obesidade infantil
Criado em 26/07/12 11h30
e atualizado em 26/07/12 11h37
Por Observatório da Imprensa/ TV Brasil
Fonte:TV Brasil
O Observatório da Imprensa debate o papel da mídia na conscientização da necessidade de uma boa alimentação, principalmente entre as crianças.
Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar realizada entre 2008 e 2009 pelo IBGE, uma em cada três crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.
Especialistas em nutrição infantil afirmam que a obesidade infantil pode comprometer o crescimento da criança e pode causar problemas na coluna e nos joelhos. Além das complicações ortopédicas, o lado emocional das crianças também pode ser afetado, como depressão, baixa confiança e bullying. E para piorar, o tratamento de crianças acima do peso é bastante delicado pois o uso inadequado de medicamentos pode comprometer o crescimento.
Apesar disso, a presidente do 16º Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Glaucia Pastore, mandou que fosse cancelado um debate sobre o papel da imprensa em relação à obesidade infantil, argumentando que tal discussão poderia causar inconveniente com potenciais patrocinadores do evento.
Será que não cabe à mídia, que veicula as propagandas da indústria alimentícia, também defender a população? Não seria importante alertar para o problema da má alimentação, principalmente entre as crianças? Ou será que as cifras do mercado publicitário vão falar mais alto do que uma boa prestação de serviços à sociedade?
Para debater estas questões, Alberto Dines recebe no estúdio o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão; o engenheiro de alimentos Luiz Eduardo de Carvalho, prof. da UFRJ e ex-presidente da Sociedade Bras. de Ciência e Tecnologia de Alimentos; e a advogada Ekaterine Karageorgiardis, do Instituto Alana. O programa ainda ouviu a opinião de Kátia Cardoso, pres. do Conselho Regional de Nutricionistas (RJ/ES); do promotor público de SP João Lopes Guimarães Jr; e do publicitário Armando Strozenberg.
Assista ao programa:
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