one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Menino triste

Imagem:

Compartilhar:

O que não fazer: Atitudes que inibem a criatividade das crianças

Criado em 27/08/12 11h59 e atualizado em 26/11/14 10h31
Por Adriana Franzin Fonte:The Science of Parenting – Margot Sunderland, 2008

Menino triste
Menino triste (Wan Mohd/Creative Commons)

Segundo a psicóloga e psicoterapeuta infantil Margot Sunderland, alguns pais tomam, sem perceber, atitudes cerceadoras  que atrapalham o desenvolvimento criativo. Esse tipo de atitude, Sunderland identifica como “inutilização do sistema de busca” das crianças. A autora inglesa do livro “The Science of Parenting”afirma que há várias formas de minar o impulso de brincar, o que leva a criança ao tédio, à insegurança e à irritação.

Leia ainda:

Como estimular a criatividade das crianças

O que faz uma criança feliz?

Criação com Apego: como incentivar vínculos saudáveis entre pais e filhos

Bronca por fazer barulho, desordenar e correr pela casa – Apressar-se em organizar o que está fora do lugar ou reclamar do momento e lugar da brincadeira inibem o desejo natural da criança de explorar e criar. Como consequência, a criança pode ficar ficar insegura, com medo de brincar.

Exigir que a criança fique quieta por muito tempo - A criança pode se acostumar com o tédio e isso pode até se tornar um traço de personalidade. A passividade pode gerar depressão e formar adolescentes apáticos.

Ter poucos momentos de “aventuras” junto com os filhos – É preciso estimular a imaginação.

Permitir que a televisão seja a fonte principal de diversão - As crianças passam em média 21 horas semanais em frente à tv e só 38 minutos de tempo de qualidade com seus pais.

Ocupar todo o tempo com atividades dirigidas por adultos - Aulas de música, de línguas, de esportes em excesso roubam o tempo das brincadeiras espontâneas e criativas. Essas atividades também podem causar um problema de condução excessiva. O conhecido, “Não, querido, não é assim que se faz. Deixa que eu te ensino”.

Censurar ou reprimir os impulsos naturais de exploração - Crianças que não têm o sistema de busca ativado quando pequenas sofrem tanto com o tédio e a passividade que quando crescem reagem provocando episódios violentos, de vandalismo ou relacionados com as drogas. Isso porque precisam fazer algo drástico para sentir entusiasmo.

Texto produzido com base no artigo sobre o livro The Science of Parenting – Margot Sunderland, 2008 - Tradução: Bel Kock-Allaman, publicado na comunidade Soluções para noites sem choro, Grupo de apoio à famílias usuárias do LIVRO “Soluções para noites sem choro” (original inglês The no-cry sleep solution) de Elizabeth Pantley - Facebook

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário