one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Menino em frente ao computador

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisa revela dados sobre a relação de crianças e adolescentes com a tecnologia

Criado em 08/01/13 17h36 e atualizado em 08/01/13 17h49
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Menino em frente ao computador
Entre as crianças entrevistadas para o estudo, 47% são usuárias da internet (Lars Plougmann/Creative Commons)

Que a tecnologia está intimamente ligada à vida das crianças e adolescentes em todo o mundo a gente já sabe. Mas como os mais jovens se relacionam com a internet, o celular, a TV e os videogames? A pesquisa Gerações Interativas Brasil - Crianças e Adolescentes Diante das Telas dá algumas pistas sobre o tema. O estudo foi lançado no fim de 2012 pela Fundação Telefônica, em parceria com o Ibope, a Escola do Futuro/USP e a Universidade de Navarra. Foram analisadas as respostas de mais de 4 mil entrevistados entre 6 e 18 anos, tanto do ensino público de ensino quanto da rede particular, vindos da zona urbana e rural de todas as regiões do país.

Segundo a pesquisa, 47% das crianças (de 6 a 9 anos) e 75% dos jovens (de 10 a 18 anos) costumam navegar na rede. Enquanto as crianças usam a internet principalmente para estudo, compartilhamento de conteúdos (como vídeos e fotos) e para ver páginas da web, os jovens priorizam enviar e receber e-mails, estudar e acessar sites, nesta ordem.

Entre os jovens, 82,2% declaram usar redes sociais, mas nem todos são sinceros no mundo virtual. Do total, 16,2% dizem fingir ser outra pessoa nos bate-papos com alguma frequência ou sempre.

O estudo traz também informações sobre outros comportamentos potencialmente arriscados entre os jovens. Cerca de 30% deles afirmaram já ter conhecido pessoalmente um amigo virtual e 31,7% dizem não receber qualquer supervisão dos pais enquanto estão conectados. Nesta faixa etária, 18,7% dos entrevistados relataram que seus pais não os proíbem de fazer ou dizer nada na internet. Mais da metade dos jovens, no entanto, é orientada a não transmitir informações pessoais - principalmente entre as meninas - e a não fazer nenhuma compra virtual.

O telefone celular também está cada vez mais presente na vida dos nativos digitais, para quem o aparelho chega cada vez mais cedo: mais de 60% dos jovens afirma ter ganho o primeiro exemplar antes de completar 12 anos. Entre os pequenos, 38,8% dizem ter o próprio aparelho e 23,4% usam os de outras pessoas, somando mais de 60% de crianças que utilizam celular. Na faixa entre 10 e 18 anos, os números são ainda mais representativos: 74,7% dos participantes têm o próprio celular e 5,2% usam os de outras pessoas, num total de quase 80%.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário