one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê aproveita o passeio na posição "de frente para o mundo"

Imagem:

Compartilhar:

Como usar o sling?

Criado em 13/08/13 14h10 e atualizado em 02/05/14 11h25
Por Adriana Franzin/EBC

Sling de argolas
Bebê aproveita o passeio na posição

O termo em inglês significa “tipoia”, “estilingue” ou “funda”. Basicamente, a ideia é a de usar um pedaço de pano para ajudar a carregar algo. O conceito serve também para um hábito presente em várias culturas desde os tempos mais primórdios: o de carregar bebês junto ao corpo com a ajuda de um tecido.

Além de permitir o contato íntimo entre mãe e filho, o que por si só já traz inúmeras vantagens para o desenvolvimento do bebê (saiba mais na reportagem sobre maternagem), o uso do sling permite que a mãe fique com as mãos livres para executar outras atividades. O que fez com que diversas culturas, ao redor do mundo, usassem essa estratégia para conciliar as tarefas e os cuidados com o rebento.

Sling no Equador
O pano envolve todo o bebê no Equador (Dogymho / CC)

No Alasca, as mães usam o “amauti”, um cobertor grosso amarrado ao corpo. Em Papua-Nova Guiné, é usado o "bilum", que é um saco de rede apoiado na testa com o bebê pendurado nas costas. Na África é comum o uso da “khanga”, que é uma peça curta de pano em formato triangular amarrado ao redor do tronco.  Na Escócia, o costume é usar umas mantas quentes chamadas “Siol Fagu“ (xale de enfermagem). Em Moçambique, os panos são chamados de capulanas. O porta-bebê chinês é chamado de “mei tai”.

Nas nossas raízes brasileiras o costume também é antigo. A tradição indígena usa modelos feitos com os materiais disponíveis nas proximidades da aldeia e de acordo com o costume de cada etnia. Cipós, fibra de coco, palha de buriti formam trançados vegetais ornamentados, faixas de tecido com tecelagem típica e cestos que são usados em diversas posições para manter o bebê no colo o tempo todo (mais informações do blog Carrego no Pano).

Unindo a tradição à tecnologia, há vários tipos de slings modernos sendo comercializados no Brasil. Os mais comuns são os conhecidos como pouch sling (sling de bolsa), ring sling (ou sling de argolas) e o wrap sling (uma faixa de cerca de cinco metros de tecido que permite diversos tipos de amarrações).

Sling no Mali
Mãe carrega o filho com ajuda de um tecido - República do Mali (Emilio Labrador / CC)

A promessa é facilitar e tornar mais prático o hábito de carregar o bebê no pano. O uso, no entanto, requer alguns cuidados. Cada modelo tem suas particularidades e cuidados para garantir o conforto e a segurança do pequeno. Confira os vídeos com as dicas para usar esses três modelos e suas posições básicas:

Como usar o pouch sling?

Como usar o sling de argolas?

Como usar o wrap sling?

Gestante: use o sling a seu favor

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário