one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, realizada no Jardim Botânico, reuniu centenas de famílias

Imagem:

Compartilhar:

Feira de Troca de Brinquedos em Brasília: programe-se

Criado em 03/10/13 14h20 e atualizado em 03/10/13 14h51
Por Adriana Franzin Fonte:EBC

Feira de Troca de Brinquedos
Feira de Trocas de Brinquedos

As crianças que moram em Brasília vão ter duas chances para comemorar o Dia das Crianças de uma forma diferente. Duas organizações que defendem que “Trocar é + Divertido” vão promover feiras de trocas na capital federal.

Trocando, as crianças interagem, descobrem os próprios desejos e aprendem conceitos como partilha, sustentabilidade, consumismo e valores. A principal proposta é questionar os nossos hábitos de consumo (promovendo a reflexão e a economia da família), além de dar um bom destino aos brinquedos que não são mais usados, evitando o desperdício.

Leia também:

Campanha incentiva troca de livros e brinquedos no Dia das Crianças

Raquel Fuzaro explica como organizar uma Feira de Troca

Para estrear o projeto, haverá no dia 6 de outubro, às 9h a 2ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, no Jardim Botânico. A organizadora, Raquel Fuzaro, do Movimento Infância Livre de Consumismo, afirma que a experiência é enriquecedora para as crianças: "O legal é ver elas interagindo entre si e escolhendo os brinquedos não de acordo com o valor comercial que eles têm, mas com o valor que a criança mesma dá. Muitos pais tentam interfeir para fazer trocas que consideram justas, mas o espírito não é esse. A graça aqui é se livrar desses estigmas do capitalismo e deixar a brincadeira acontecer livremente".

Confira aqui a galeria de fotos do evento no ano passado: 

As famílias devem levar toalhas (para forrar no chão) e cestas de piquenique com alimentos saudáveis, frutas, sucos e água. O evento conta com atividades lúdicas como o Circo do Zé, oficina de educação ambiental, show de mágica, contações de história e muito mais!

No domingo seguinte, 12 de outubro, dia das Crianças, a feira será no Parque da Cidade, a partir das 10h no Parque Ana Lídia. Esse evento é organizado pelo Instituto Alana, com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Secretaria de Política da Criança do Governo do Distrito Federal e da Administração Regional de Brasília.

A feira de Brasília é uma das mais de 50 feiras que estão sendo promovidas pelo instituto no país inteiro. Treze estados já confirmaram a participação:  Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. E para além das fronteiras, a feira chegou a Portugal, nos Claustros da Faculdade de Direito de Coimbra.

O intuito é o mesmo:  alertar pais e filhos dos perigos do consumismo na infância e comemorar o Dia das Crianças de um jeito diferente. Para ajudar as pessoas interessadas em realizar suas próprias feiras, o Alana criou um Guia e um kit de divulgação, que estão disponíveis para download pela internet gratuitamente aqui. Com esse material, pais, mães, organizações e movimentos podem acessar informações e um passo a passo de como realizar e divulgar o evento. Confira as cidades que estão participando do movimento por um Dia das Crianças aqui

Serviço
- 2ª FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS DE BRASÍLIA
DATA: 06/10
HORÁRIO: 9h às 12h
LOCAL: Jardim Botânico de Brasília

- FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS – INSTITUTO ALANA
DATA: 12/10
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Parque da Cidade: Parque Ana Lídia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário