one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Autismo

Imagem:

Compartilhar:

Autismo: entenda o transtorno e como lidar com ele

Criado em 13/02/14 09h25 e atualizado em 13/02/14 10h11
Por Amazônia Brasileira Fonte:Rádio Nacional da Amazônia

Autismo
Principal sintoma do autista é a falta de interação com as pessoas (Champusuicida / Creative Commons)

O autismo é uma doença congênita que se revela ao longo do desenvolvimento da criança. De acordo com o psiquiatra Raphael Boechat, os principais sintomas são a falta de interação com outras pessoas, dificuldade de se comunicar e isolamento. A descoberta do diagnóstico geralmente é feita na primiera infância. "Nessa fase que a criança começa a conviver com outras crianças, na creche ou na fase pré-escolar, ela necessariamente tem que brincar, tem que conviver com outras crianças. O autista não quer, ele se isola", descreve.

O transtorno, que pode variar de intensidade de pessoa para pessoa, é caracterizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença psiquiátrica. Raphael esclarece que existem vários graus e subtipos da doença. "Tem caso de autismo que a pessoa nem fala. Em outros casos, a pessoa tem algum grau de convivência".

Ainda de acordo com o psiquiatra, o autismo não tem cura, mas pode ser tratado de forma a melhorar a qualidade de vida do . "O ideal é que se comece o tratamento com incentivos precoces, assim que diagnosticado o problema. Para isso é necessária uma equipe multiprofissional, com terapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos", defende Raphael.

Ouça entrevista completa do psicólogo ao programa Amazônia Brasileira:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário