one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A escovação é o principal cuidado para manter dentes saudáveis

Imagem:

Compartilhar:

Como cuidar da saúde bucal nos primeiros anos de vida?

Criado em 11/08/14 11h19 e atualizado em 11/08/14 11h30
Por Blog da Saúde

Mesmo nos primeiros meses de vida, quando a criança deve ser alimentada exclusivamente pelo aleitamento materno, é importante introduzir os hábitos de higienização bucal.

Os cuidados com a boca do bebê devem começar antes mesmo do nascimento dos dentes, com a utilização de fralda ou gaze umedecida com água fervida ou filtrada, para limpar gengiva, bochecha e língua. Entre 5 e 6 meses, costuma aparecer o primeiro dente de leite. Nesse período, a criança pode apresentar alteração do sono, aumento da salivação, coceira nas gengivas e irritabilidade. Quando começarem a nascer os dentes de leite da frente, a limpeza também deve ser feita com fralda ou gaze umedecida em água limpa.

Leia também:

Limpeza diária e adequada dos dentes de leite é indispensável

Aprenda a estimular o hábito da escovação no seu filho

Uso inadequado de escova de dentes pode causar doenças como cardiopatias

Com o nascimento dos dentes de trás, que costuma acontecer entre os 10 e 12 meses, a limpeza dos dentes e da língua deve ser feita com escova de dente pequena, macia, sem pasta de dente, apenas molhada em água limpa. A escova deve ser trocada quando estiver gasta. Recomenda-se, também, o uso do fio dental. Aos 3 anos a criança já tem todos os dentes de leite, num total de 20 dentes.

Os adultos devem escovar os dentes das crianças até que elas aprendam a escová-los corretamente. Antes dos 4 anos de idade, não se deve usar pasta de dente com flúor, para que a criança não corra o risco de engolir. A partir dessa idade, deve-se usar uma quantidade bem pequena (do tamanho do grão de arroz) e ensinar a criança a cuspir.

Para a criança alimentar-se bem, com prazer e ter uma mastigação eficiente dos alimentos sem desconforto, é necessário que seus dentes estejam em bom estado. A saúde bucal é muito importante, pois a perda dos dentes de leite antes do tempo pode prejudicar, na criança que está aprendendo a falar, a pronúncia de algumas palavras. Além disso, a criança poderá se sentir diferente do restante do grupo de sua faixa etária, podendo causar problemas emocional e social.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário