one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Família no momento do nascimento

Imagem:

Compartilhar:

Profissionais questionam novas regras que incentivam o parto normal

Criado em 13/01/15 10h25
Por Rádio Nacional de Brasília

A forma escolhida pelo Governo Federal para enfrentar o alto número de cesarianas na saúde suplementar, foi inapropriada na visão do Conselho Federal de Medicina (CFM).  Segundo o vice-presidente da instituição, Mauro Ribeiro, é prioritário que existam normas de incentivo ao parto normal, mas que o caminho escolhido pelo Ministério da Saúde é questionável. "Não se resolvem problemas complexos com atitudes simples", pondera.

Segundo Ribero, o Governo não ouviu a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e nem as entidades médicas como o Conselho Federal de Medicina (CFM), e ainda "tentou jogar toda a culpa do alto índice de partos cesarianas sobre os obstetras brasileiros, o que é uma grande injustiça". O profissional acredita que os médicos tenham alguma responsabilidade neste índice, mas que esses dados não podem ser computados apenas na conta dos médicos.

Leia também: Entenda o que é o partograma

Na visão do CFM, a escolha entre parto normal e cesariana tem que ser uma decisão compartilhada, entre médico e gestante, "sendo o parto normal o preferencial e menos traumatizante, mas também não é isento de risco", pontua Mauro.

Ouça a entrevista completa de Mauro Ribeiro ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário