one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Lúpus na infância: inchaço nas articulações e sangue na urina são sintomas

Criado em 03/09/15 12h35 e atualizado em 03/09/15 12h39
Por Dra. Maria Teresa Terreri - Departamento Científico de Reumatologia da SPSP Fonte:Pediatra Orienta - SPSP

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença crônica relacionada a alterações do sistema de defesa do organismo (sistema imunológico). As células que deveriam defender de bactérias, vírus e outros agressores passam a não reconhecer o organismo e atacar o próprio corpo. Isso leva a uma reação inflamatória que afeta articulações, pele, mucosa (boca e nariz), rim, coração, pulmão, cérebro e outros órgãos além das células do sangue.

- O que causa o lúpus?
A causa do lúpus ainda é desconhecida, mas sabe-se que alterações hormonais (na puberdade), exposição ao sol (luz ultravioleta), infecções e estresse emocional podem desencadear a doença. Um componente genético leva o paciente a responder inadequadamente aos fatores desencadeantes.

- Quais são as manifestações do lúpus?
O lúpus pode começar de uma maneira bem lenta com febre, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor e inchaço nas articulações e alterações na pele (como bochechas vermelhas), ou de uma maneira agressiva com alteração na urina e na função do rim, problema neurológico, diminuição das células do sangue (com anemia, diminuição das células brancas e das células da coagulação – leucócitos e plaquetas).
O envolvimento do rim é comum e pode levar a alterações na urina (como presença de sangue e proteína na urina), aumento da pressão arterial e perda da função do rim.

- Prevenção e tratamento
O tratamento consiste em medicações imunossupressoras (que impedem a resposta imunológica alterada, porém aumentam o risco de infecções). Algumas vezes essas medicações são dadas na forma de comprimidos e às vezes na forma de medicações endovenosas mensais, pode ocorrer a necessidade de internação.

- Por quanto tempo a criança terá que tomar remédios?
A interrupção do tratamento sem orientação médica pode ter consequências sérias e irreversíveis, como piora importante da doença e risco de morte. A doença tem fases em que o paciente está controlado e fases em que a doença fica ativa. A realização de exames e o acompanhamento periódico com o reumatologista pediátrico são importantes, assim como o uso correto da medicação e uso de protetor solar. Há pacientes que podem ficar por longos períodos com poucos medicamentos, outros necessitam de medicação por toda a infância. Com o diagnóstico precoce e o tratamento mais eficiente, a evolução do paciente com lúpus juvenil melhorou muito e as crianças estão se tornando adolescentes e adultos com boa qualidade de vida física e mental.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário