one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Como diagnosticar a alergia ao leite de vaca?

Criado em 07/01/16 10h26 e atualizado em 07/01/16 10h39
Por Prefeitura de São Paulo

A alergia ao leite de vaca tem sido uma hipótese diagnóstica aventada cada vez mais frequentemente. Trata-se de um assunto que merece atualização técnica dada à diversidade de manifestações clínicas que podem levar ao superdiagnóstico e como consequência à introdução de dietas e privações alimentares desnecessárias.

Existe uma predisposição individual de reações indesejáveis após a ingestão de determinados alimentos, que são denominadas “Reações Adversas aos Alimentos – RAA” . Essas reações resultam de diferentes mecanismos e podem ser classificadas como:

•Imune-mediadas: designadas como Alergia Alimentar (exemplo: alergia a proteína do leite de vaca);

•não imune-mediadas: designadas como Intolerância Alimentar (exemplo: intolerância a lactose).

Definição e Prevalência

A alergia à proteína do leite de vaca é resultante da sensibilização do indivíduo a uma ou mais proteínas do leite de vaca. Essas proteínas são absorvidas através da mucosa intestinal permeável, desencadeando assim uma reação imunológica.

A introdução precoce do leite de vaca, como substituto do leite humano, é um dos fatores que pode levar a essa doença.

Considerando-se as alergias alimentares de modo geral, sua prevalência nos três primeiros anos de vida está em torno de 6%. Quando se estuda especificamente a alergia ao leite de vaca, estima-se que 2,5% dos recém-nascidos terão reação de hipersensibilidade ao leite de vaca no primeiro ano de vida.

O período de tempo em que o indivíduo permanecerá alérgico também é uma incerteza. Existem trabalhos nos quais se demonstra que 50% das crianças deixam de ser alérgicas ao leite já no primeiro ano de vida; 70% por volta dos dois anos e 85% até os três anos de idade.

Manifestações Clínicas

As manifestações da alergia ao leite de vaca são muito variáveis podendo acometer vários órgãos, sendo a pele, o trato digestivo e o trato respiratório, os mais envolvidos. Os principais sinais e sintomas resultantes da alergia alimentar são:

- Pele: urticária, rubor, dermatite atópica
- Gastrointestinal: prurido e/ou edema de lábios, náusea, dor abdominal, vômitos e refluxo, diarréia, obstipação intestinal, hemorragia
- Respiratório: congestão nasal, coriza, prurido nasal/espirros, edema laríngeo, tosse rouca e/ou disfonia, chiado / tosse crônica
- Cardiovascular: hipotensão/choque, desmaio/vertigens

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser feito com base em:

1 - Anamnese completa, na qual se valoriza a história alimentar da criança, principalmente o momento da introdução do alérgeno em questão. Tentar resgatar com a família se os sintomas coincidem com a introdução do leite de vaca. Valorizar os antecedentes da criança quanto à presença de outras alergias. Investigar alergia em outros membros da família.

2 - Exame físico: pode evidenciar anemia, lesões de pele e outros sinais conforme as manifestações clínicas predominantes

3 - Exames laboratoriais: a solicitação de exames laboratoriais depende do mecanismo envolvido.

A abordagem sistematizada de cada criança, envolvendo as várias etapas de avaliação, possibilitará o diagnóstico de alergia alimentar.

Considerações Finais

Dada a diversidade de sinais e sintomas presentes na alergia ao leite de vaca, existem inúmeras dificuldades para o seu diagnóstico. A alergia ao leite de vaca é uma das entidades clínicas a ser considerada em certas situações, porém, existem outras patologias de maior prevalência que cursam com manifestações clínicas semelhantes e que não podem ser esquecidas, como a Intolerância a Lactose.

Após episódios de diarréia persistente, a intolerância à lactose pode se instalar, sendo necessário, de início, diminuir o aporte de lactose e acompanhar a resposta clínica. Essa situação é muitas vezes interpretada, desde o primeiro momento, como alergia ao leite de vaca. No entanto, faz-se necessário diferenciar as duas entidades antes do encaminhamento ao especialista.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário