one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Dominique Soguel

Compartilhar:

Primeiros cinco anos: fundação americana faz campanha de conscientização

Criado em 21/10/16 09h07 e atualizado em 21/10/16 09h18
Por Toda Criança Pode Aprender

Se pudéssemos compreender totalmente o que pensam as crianças pequenas, até 5 anos, talvez pudéssemos ouvir algumas coisas surpreendentes…

Poucas pessoas param para pensar que as crianças aprendem desde que nasceram, a todo momento, em qualquer situação. Elas estão sempre observando tudo que ocorre em sua volta, obtendo informações, tirando conclusões e construindo conhecimentos.

Partindo dessa premissa, foi criada a “First Five Years Fund”, uma fundação americana com o intuito de fazer com que através de conhecimento, informação e colaboração, todos atentem para o fato de que um olhar cuidadoso desde muito cedo pode ser um caminho para melhorar a educação, a saúde, a economia e a sociedade de modo geral.

Um vídeo criado para divulgar as ideias dessa organização revela a urgência de colocar esse assunto em pauta. Editado de maneira intencional, mostra que pequenas mudanças no nosso dia a dia com as crianças podem provocar uma transformação muito grande no futuro.

Veja o vídeo e nos indique a sua opinão.

Tradução do vídeo:

Mude os primeiros cinco anos e você muda tudo

Bebê: Esse sou eu aos 4 meses de idade. Eu sou um dos milhares de pequenos milagres nascidos na pobreza todos os dias. Essa é a minha mãe. Ela tem 17 anos e nunca acabou o ensino médio. Ela tem grandes sonhos para mim, mas ela está sozinha e com medo.

Menina 1: Esse é meu primeiro aniversário. Essa é a minha avó, minha prima Tania e o namorado dela, o Kevin. Nós vivemos juntos, é frio e apertado, eu espero que a gente se mude logo. Eu não gosto do Kevin, ele está sempre gritando.

Menino 1: Esse é o meu segundo aniversário. Estamos todos na creche, amarrados na cadeirinha  e vendo TV, de novo. Eu queria simplesmente correr por aí.

Menina 2: Esse é o meu terceiro aniversário. O meu irmãozinho William está cuidando de mim enquanto a minha mãe dorme. Ela trabalha à noite, então eu não posso desligar a TV, mas eu posso dormir quando eu quiser.

Menina 3: Esse é o meu quarto aniversário. Estamos ficando na casa da minha tia, esse mês. Eu não sei quando meu pai virá pra casa, mas eu estou com fome e eu sinto saudades dele.

Várias crianças: Esse é o meu quinto aniversário. Esse é o meu primeiro dia no jardim de infância. Eu estou com sono. Eu estou com fome. Eu não estou preparada, porque eu não tive o início que eu merecia. Eu tenho o dobro de chance precisar de uma educação especial no futuro, tenho 30% mais chance de nunca ir para a faculdade, tenho 70% mais chance de ser presa por um crime violento, de virar uma mãe adolescente, de não terminar a escola, de nunca ter um trabalho fixo e de passar o resto da minha vida na pobreza.

Ou…

se investimos em programas que promovem a aprendizagem começando no nascimento… as estatísticas podem mudar, a nossa história pode mudar, o nosso futuro pode mudar.

Bebê: Minha mãe sempre brinca comigo. Ela sorri muito mais agora. E ela sabe que ela não está sozinha mais.

Menina 1: A vovó, a Tania e o Kevin leem pra mim uma história todas às noites, antes de eu ir para a cama.

Menino 1: Eu vou para a minha escola todos os dias, onde eu posso correr, brincar e ver todos os meus novos amigos.

Menina 2: O William e eu vamos para a escola juntos. Hoje a gente aprendeu sobre dinossauros e brincamos com um jogo de contar.

Menina 3: Todas as manhãs, eu e o meu pai escovamos os dentes e comemos café da manhã juntos. Nós temos a nossa própria casa agora. E eu sei que a gente vai estar sempre juntos.

Várias crianças: Esse é o meu primeiro dia no jardim de infância. Eu estou descansado. Eu estou  confiante. Curiosa. Eu estou preparado. Eu sou o futuro.

Menino final: Mude os primeiros 5 anos e você pode mudar tudo. Alguém está interessado em investir?

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário