one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


D. Pedro I

Imagem:

Compartilhar:

Curiosidades sobre D. Pedro

Criado em 05/09/12 12h37 e atualizado em 06/09/12 10h01
Por Adriana Franzin

D. Pedro I
D. Pedro I

Você sabia que D. Pedro I faria aniversário no dia das crianças? Ele nasceu no dia 12 de outubro de 1798, em Portugal. Tinha um nome bem grande: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Quando tinha nove anos de idade, veio com seus pais, D. João VI e Dona Carlota Joaquina, para o Brasil. O pai dele era príncipe regente de Portugal e a mãe, princesa da Espanha. Ele gostava muito de viver no Brasil. Segundo os historiadores, adorava cavalgar pelas florestas e morros do Rio de Janeiro.

De acordo com os estudiosos, ele era muito inteligente, mas não gostava de estudar. Por isso, decidiu se dedicar à música. Ele aprendeu a tocar piano, flauta, fagote, trombone, violino, clarinete, violão, lundu e cravo. Ele também desenhava e pintava muito bem e gostava de fazer esculturas. Em vez de ficar preso dentro do palácio da Quinta da Boa Vista, onde morava, D. Pedro brincava na rua com as outras crianças do povo e com escravos.

Ele tinha um irmão mais novo chamado D. Miguel. Eles eram muito parecidos. Brincavam muito juntos, mas brigavam também. A brincadeira favorita deles era fazer batalha de exércitos com os amigos.

Quando tinha 22 anos, seu pai, D. João, voltou para Portugal e ele se tornou o príncipe regente do Brasil. No ano seguinte, D.João pediu que D. Pedro voltasse a Portugal também. Mas o povo brasileiro não queria que ele fosse embora. Eles colheram assinaturas pedindo para que ele ficasse. No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro disse: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico!” E esse ficou conhecido como Dia do Fico.

No dia 7 de setembro do mesmo ano, durante uma viagem em São Paulo, D. Pedro foi informado de que estava sendo preparada uma ação militar de Portugal contra o Brasil. D. Pedro, então levantou a espada, perto das margens de um riacho chamado Ipiranga, e gritou: “Independência ou Morte”!

Esse gesto marcou o dia em que o Brasil deixou de ser apenas uma colônia de Portugal e passou a ser um país independente. D. Pedro se tornou o primeiro imperador do Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário