one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


sebos

Imagem:

Compartilhar:

Por que os sebos são chamados assim?

Criado em 08/04/13 16h13 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Eliana Magalhães Fonte:Portal EBC

Sebos/ Encontros culturais
Sebos: lugares de encontros culturais (Galeria de Sandra Pio / Creative Commons)

Geralmente quando alguém quer comprar um livro mais em conta, ou raro, disco de vinil, gibi, lembra logo dos sebos. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, lá é possível encontrar livros novos também. Acredita-se que os sebos surgiram na Europa por volta do século XVI quando mercadores passaram a vender papiros e documentos da época para pesquisadores. Pois é, esses mascastes eram denominados de alfarrabistas, uma vez que alfarrábio quer dizer livro velho, antigo. Quem vendia livros usados, nessa época, eram chamados de um nome um tanto quanto estranho, caga-sebo.

Essas livrarias chegaram ao Brasil em meados do século XIX.  E os caga-sebos, hoje, são conhecidos por sebistas. Mas por que o nome sebo? Há algumas versões para o assunto. Uma delas é que antes da energia elétrica as pessoas liam à luz de velas. Estas eram feitas de gordura que escorria sobre os livros deixando-os sebentos, gordurosos. Outra, porém, diz que os jovens de antigamente, loucos por aprender, não se desgrudavam dos livros e os mantinham sempre embaixo do braço, fazendo com que eles ficassem sujos, ensebados.

LEIA TAMBÉM:

Outro Olhar discute a importância dos Sebos para a cultura
Projeto mostra que os sebos não perderam espaço

Uma outra história é de que essa ideia de vender, trocar livros usados veio de um livreiro pernambucano. Sebo foi o nome que ele deu ao seu estabelecimento. Teorias à parte, engana-se quem pensa que os sebos são lugares sujos, com livros velhos e empoeirados. Atualmente, há até sebos virtuais. Em alguns, há encontros culturais, recitais de poesia, apresentações musicais, teatro e muito mais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário