one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Diversos shows serão realizados em uma estrutura que foi montada entre as praias de Cabo Branco (foto) e Tambaú

Imagem:

Compartilhar:

Em qual estado brasileiro o sol nasce primeiro?

Criado em 12/05/14 09h09 e atualizado em 12/05/14 09h35
Por Turminha do MPF

Praia de Cabo Branco João Pessoa
Capital da Paraíba, João Pessoa abriga diversas praias (Thiago Silva/Creative Commons)

Você conhece a Paraíba? É um estado do Nordeste brasileiro que abriga o ponto mais oriental das Américas. Calma, deixa a gente explicar: isso quer dizer que aqui o sol nasce antes de nascer em todos os outros lugares. É conhecido por paisagens naturais bonitas e gente sorridente.

Mesmo com os computadores e videogames, as crianças não abrem mão de brincar de pega-pega, esconde-esconde e empinar pipa na praia ou na rua. Elas ouvem as lendas de Comadre Florzinha, Papa-Figo e Pai do Mangue enquanto saboreiam macaxeira com carne de sol.

Hummmm... e tem mais: vocês devem saber que todo mundo aqui nasce com o forró no pé, né? O Maior São João do Mundo, que acontece em Campina Grande, tem concurso de quadrilha e casamento na roça. E ai do noivo se ele fugir do compromisso! Ôxe, você tá pensando que é só isso? Tem muito mais!

Leia também:

Qual região brasileira é a terra do chimarrão?

Aqui nasceu muita gente de sucesso: grandes escritores e poetas, como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna e músicos conhecidos em todo o Brasil, como Flávio José, Elba Ramalho e Chico César.

Quem gosta de dinossauro precisa conhecer Sousa, cidade do sertão paraibano que abriga um grande Vale dos Dinossauros, com pegadas enooooooormes dos dinos que moravam aqui no Estado.

A vegetação e o clima mudam de acordo com cada lugar. É que mesmo sendo um estado só, a Paraíba é rica em diversidade natural e cultural.

Lá também tem vários pontos onde dá para ver um pôr do sol bem bonito: a tradicional Praia do Jacaré (onde todo dia um saxofonista toca o “Bolero de Ravel” há anos) e o Hotel Globo, que fica no Centro Histórico. E falando em Centro Histórico, vocês precisam conhecer e tirar fotos nas casinhas coloridas, praças e igrejas bem antigas que têm por lá.

Gosta de cinema? O que acha de conhecer um lugar onde filmes como “O Auto da Compadecida” foram filmados com ajuda dos moradores? Pois é. Cabaceiras, outra cidade da Paraíba, é conhecida como a “Roliúde Nordestina”. Sabe por que? Não sei... “só sei que foi assim”!

É isso, galera! A gente poderia passar horas e horas falando de um monte de coisas que tem e acontece aqui na Paraíba. Mas esperamos que você e sua família venham conferir de pertinho. E, para nunca esquecer da visita, não deixem de levar lembranças do nosso artesanato e um saquinho de cocadas, castanhas e rapaduras para presentear os amigos!

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário