one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Crianças recebem a vacina contra a paralisia infantil no Centro de Saúde nº 16 do Varjão, no Dia D de Mobilização

Imagem:

Compartilhar:

Por que tenho que tomar vacina?

Criado em 15/12/14 09h57
Por Plenarinho

 Dia D de Mobilização da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação no Rio
As vacinas são importantes para prevenir doenças (Fernando Frazão/ABr)

Atualmente, os médicos aconselham os pacientes a prevenirem doenças, e não a esperarem que elas aconteçam para só depois tratá-las. Pensando assim, as vacinas se apresentam como grandes amigas da saúde: funcionam como "cães de guarda", que ajudam a nos manter livres de doenças chatas, como sarampo, hepatite, paralisia infantil, caxumba e rubéola. Os pais devem estar bem atentos para que os filhos tomem todas as vacinas no tempo certo.

Para acompanhar direitinho o desenvolvimento das crianças e fazer o controle da vacinação, é entregue aos pais de todas as crianças nascidas no país uma caderneta - na qual cada médico consultado anota dados importantes sobre a saúde dos pequenos pacientes. “O cartão de vacinas é unificado em todas as regiões do Brasil, e isso facilita o nosso trabalho, porque a criança pode até se mudar de estado, que os médicos podem consultar a caderneta e descobrir quais as vacinas ela já tomou e se teve alguma doença grave”, afirma o pediatra Antonio Campos.

Doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado - como a difteria, o tétano, a paralisia infantil, o sarampo, a caxumba e a rubéola - praticamente já não existem mais no Brasil, graças ao alto índice de vacinação (mais de 90% das crianças são vacinadas). “E a nossa sugestão é que o governo invista cada vez mais na prevenção de doenças, incluindo a vacinação de todas as crianças contra a gripe, contra alguns tipos de meningite e contra pneumonia e infecções no aparelho respiratório”, declara o médico.

Você sabia?

As campanhas de vacinação realizadas pelo governo são muito importantes. Crianças até 5 anos não podem deixar de tomar as gotinhas contra a paralisia infantil, a poliomielite. Vacina não é coisa só de criança não! Algumas vacinas precisam ser tomadas de tempos em tempos durante toda a nossa vida.

Seus avós e todos os adultos com mais de 65 anos devem ser informados sobre a importância de tomar vacina contra a gripe. Tosse, espirro, febre... a gente acha que é bobagem. Mas uma simples gripe pode se complicar e virar algo mais sério como uma pneumonia. Melhor não arriscar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário