one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Escola de samba: conheça a história dessa tradição

Criado em 13/02/15 11h42 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Plenarinho

Tradição forte no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, o samba das escolas é o ritmo que comanda o carnaval. Sabe como elas surgiram? Em 1846, um grupo dos foliões com bombos e tambores, comandados por um português chamado Zé Pereira, saiu às ruas nos dias de carnaval fazendo o maior barulho. Com esse grupo, nasceu a primeira música de carnaval.

Depois, vieram as sociedades carnavalescas, blocos e o corso, que desfilavam de carros pelas ruas da cidade, todos de capota abaixada, com foliões fantasiados atirando confetes e serpentinas uns nos outros. Em 1929, foi fundada a primeira escola de samba (Deixa Falar), no bairro carioca do Estácio, seguida de várias outras, no Rio de Janeiro e em outros estados.

As regras

No início, as escolas desfilaram sem caráter oficial, ou seja, sem regras ou competições. Em 1932, a Mangueira ganhou o primeiro concurso. A partir da década de 50, as escolas de samba criaram normas para os desfiles que, de maneira geral, se mantêm até hoje. 

No Rio de janeiro, as escolas estão divididas em grupos: primeiro e segundo. Os dois desfilam na Avenida Marquês de Sapucaí, na Passarela do Samba (também chamada Sambódromo), inaugurada em 1984 (projeto de Oscar Niemeyer), no domingo e na terça-feira. Em São Paulo, as escolas, também são divididas em dois grupos e desfilam no Sambódromo do Anhembi.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário