one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Óculos 3D

Imagem: Frédéric BISSON/ Flickr

Compartilhar:

Como funciona a tecnologia 3D?

Criado em 07/01/16 10h07 e atualizado em 07/01/16 10h15
Por Invivo - Fiocruz

Ao entrar na sala de cinema, o funcionário entrega um óculos esquisito. Isso quer dizer que é hora de assistir um filme em “3D”! A imagem sai da tela e invade o espaço, trazendo a sensação de que estamos participando da cena.

Você já parou para pensar como essas imagens, que dão um toque todo especial aos nossos momentos de lazer, se formam? O segredo está em uma tecnologia chamada fotografia estereoscópica. Vamos descobrir como ela funciona?

Fenômeno natural, a estereoscopia é uma projeção de duas imagens, da mesma cena, em pontos de observação diferentes.

O cérebro, automaticamente, funde as duas imagens em apenas uma e,nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma ilusão de visão em 3D.

Como é possível?

A forma de captação das imagens é a chave para que tudo aconteça. Já sabemos que o efeito 3D é formado por duas imagens projetadas em perspectivas diferentes. A dinâmica é possível porque estas imagens também são filmadas ao mesmo tempo. As lentes da câmera estereoscópica simulam a visão do olho humano e captam as imagens posicionadas a cerca de seis centímetros uma da outra – distância média entre os olhos de uma pessoa.

Ainda são necessários o controle do zoom, do foco, da abertura, do enquadramento (que deve ser exatamente o mesmo) e do ângulo relativo entre elas. Aliada ao processo está a correção de enquadramento feita por softwares específicos, em tempo real, que reduzem as variações na imagem, deixando a composição mais realista. A mágica acontece quando as diferentes imagens são filtradas, uma por cada olho humano. Quando vista através de um filtro especial (no caso, os óculos), a imagem revela o efeito estereoscópico, parecendo saltar do plano.

Mais de meio século de evolução

O primeiro filme exibido em 3D foi em 1952, nos Estados Unidos. Nada comparado às modernas salas de hoje em dia, mas a experiência de ter a impressão de ver as imagens saindo da tela – ainda que imperfeita – causou surpresa no público. Assim, durante toda a década outras experiências foram feitas. Era preciso aprimorar o som, o formato de exibição de imagem, reformar as salas de cinema e aprimorar os desconfortáveis óculos de papel - com uma lente azul e outra vermelha – que além de provocavar uma distorção na cor, causavam dor de cabeça e enjoo em algumas pessoas, .

Agora, que você já sabe qual é o segredo da tecnologia 3D, pode entrar na fila, comprar seu ingresso e a pipoca para curtir mais uma emocionante sessão! E aí, topa um cineminha?

Tags:  3D, estereoscopia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário