one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


#JogueComOrgulho: Google lança companha conta proconceito e homofobia

Imagem:

Compartilhar:

#JogueComOrgulho: Google lança campanha contra preconceito e homofobia

Criado em 04/06/14 09h58 e atualizado em 04/06/14 13h30
Por Renata Martins Fonte:Portal EBC

Próximo à abertura do Copa do Mundo e no mês do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), o Google lançou nesta terça-feira (3), em seu canal de vídeos, o YouTube, uma campanha mundial contra o preconceito e a homofobia.

Com a hashtag #JogueComOrgulho, em inglês #ProudToPlay, a campanha pretende mostrar a presença da comunidade LGBT no mundo do esporte e compartilhar histórias de atletas que tiveram  coragem de assumir sua orientação sexual. A campanha também mostra o apoio e o incentivo de outros atletas e torcedores à causa.

 

Veja o vídeo da campanha #JoguecomOrgulho:

 

 

Exemplos de atletas que assumiram sua homossexualidade, como Jason Collins, primeiro jogador de um grande time do basquete norte-americano a anuciar que é gay, Robbie Rogers, jogador de futebol, e Michael Sam, jogador de futebol americano, são exibidos durante o vídeo de dois minutos.

Atletas brasileiros também dão seus depoimentos. “Dentro do campo não existe espaço para preconceito e discriminação, somente para a arte de jogar”, diz o craque Neymar. Marta, eleita pela Fifa cinco vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, lembra: “Não importa quem você ama. O que importa é fazer gol”.

O vídeo resgata, ainda, uma fala do líder Sul-Africano Nelson Mandela para ressaltar o poder transformador do esporte. “O esporte tem o poder de mudar o mundo. Ele tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem.” Em outro trecho, Mandela afirma:  “O esporte pode criar a esperança onde antes só havia desespero." O presidente do Estados Unidos, Barack Obama, é outra personalidade que aparece no vídeo vislumbrando uma época em que não exista discriminação a gays e lésbicas.

Confira também:

Direitos das crianças no país da Copa

Lista de convocados de todas as seleções que estarão na Copa do Mundo

Times brasileiros também entraram em campo. Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos publicaram vídeos usando a hashtag da campanha. Para participar, o canal sugere que internautas façam seus vídeos e compartilhem histórias usando o #JogueComOrgulho.

Memória

No Brasil, em 2011, uma campanha teve repercussão nacional. O jogador de vôlei Michel, à época jogando pelo Vôlei Futuro, assumiu sua homossexualidade, após insultos da torcida do time do Cruzeiro, durante partida da SuperLiga. A reação aconteceu dentro e fora de quadra. Na partida seguinte, o time do meia de rede entrou em quadra para fazer o aquecimento com blusas rosas com o rosto do atleta. Mário Júnior, líbero do Vôlei Futuro jogou com uma camisa colorida e com os dizeres “Vôlei Futuro Contra o preconceito”. A mesma frase foi vista na arquibancada, em um enorme bandeirão aberto pela torcida.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário