one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aberta consulta pública para aperfeiçoar plano de agricultura de baixo carbono

Criado em 26/01/15 15h06 e atualizado em 26/01/15 15h58
Por Alana Gandra Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O Observatório ABC, iniciativa lançada em 2013 para envolver a sociedade brasileira no debate sobre a agricultura de baixo carbono, iniciou hoje (26), em Belém, no Pará, uma consulta pública para receber sugestões para o aperfeiçoamento do plano de agricultura de baixo carbono do governo federal, conhecido como Plano ABC.

O Decreto 7.390/2010, que operacionalizou a Lei de Mudanças Climáticas, definiu que deveria haver uma revisão dos planos setoriais a cada dois anos, no máximo. Um deles,  o Plano ABC – Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura – tem por objetivo organizar e planejar ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, que ajudem a responder aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário, assumidos pelo Brasil.

O Observatório ABC  é coordenado pelo Centro de Estudo de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro), que acompanha a implementação do Plano ABC. O processo de consulta pública presencial inclui reuniões, em fevereiro próximo, em Cuiabá (MT) e Brasília (DF), além de consulta eletrônica, que poderá ser feita no endereço do observatório na internet.  As sugestões serão recebidas até o dia 9 de março. Elas serão reunidas em uma proposta que o Observatório ABC encaminhará ao governo para ser incorporada no processo de revisão do plano.

O economista Célio Porto, consultor do Observatório ABC, destacou hoje em entrevista à Agência Brasil, que a ideia é entregar a proposta conclusiva ao Ministério da Agricultura, durante um grande evento internacional que o órgão está organizando para abril, para discutir políticas de agricultura de baixo carbono. O documento estará disponível para a sociedade a partir de maio.

Na avaliação do consultor do Observatório ABC, o principal gargalo para a implementação do Plano ABC é que se deu muita ênfase à parte de financiamento ao agricultor. “Até a safra 2013/2014, foram emprestados R$ 7,4 bilhões, mas se deu pouca ênfase à parte complementar, que envolve treinamento, capacitação, divulgação e, efetivamente, há poucos profissionais que conhecem com profundidade essas tecnologias recomendadas para dar assistência ao produtor“. Porto disse que não basta o produtor tomar um financiamento para recompor pastagens degradadas, por exemplo, porque elas podem voltar a se degradar. É preciso usar técnica adequada e implementá-la da forma recomendada. De 2011 a 2013, foram capacitados menos de 20 mil produtores e técnicos rurais, enquanto o Plano ABC prevê a capacitação de 19.940 técnicos e 935 mil produtores.

“A gente tem recomendado a necessidade de se complementar a parte de financiamento ao produtor com a parte de assistência técnica e, antes dela, a capacitação dos agentes formadores técnicos e extensionistas que vão dar esse suporte ao produtor”, manifestou. Outro entrave  à implementação do Plano ABC, segundo ele, é o excesso de concentração de crédito na recuperação de pastagens degradadas. O lado bom disso é que libera áreas para outras atividades, inibindo o desmatamento para poder ampliar áreas cultivadas. Assegurou, porém, que há outras políticas previstas no plano, que também são importantes e precisam ser adotadas. Entre elas, citou a integração lavoura/pecuária/floresta e o plantio direto.

Porto apontou que há também uma concentração maior nas regiões de agricultura mais desenvolvida, como Sul, Sudeste e a área sul do Centro-Oeste brasileiro. “Na região amazônica, por exemplo, há dificuldade até de cadastro pela falta de regularização fundiária e isso atrapalha a tomada de crédito. Ações complementares precisam ser buscadas. A gente acredita que neste momento em que a  sociedade nacional está preocupada com o risco de falta de água e de energia elétrica, com os reservatórios baixos, isso pode contribuir para despertar um pouco mais a consciência da população e dos gestores públicos quanto à necessidade de se dar mais ênfase a programas desse tipo”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário