one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aeronautas e aeroviários decidem suspender paralisação

Criado em 22/01/15 19h09 e atualizado em 22/01/15 23h37
Por Bruno Bocchini Edição: Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

Em assembleia nacional, os aeronautas – comandantes, comissários e copilotos – e os aeroviários – trabalhadores dos aeroportos – decidiram suspender a paralisação diária de uma hora, das 6h às 7h, iniciada na manhã de hoje (22).

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), as categorias decidiram suspender temporariamente a greve em razão da retomada das negociações com as empresas aéreas. Uma primeira reunião de conciliação está marcada para as 14h, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, entre o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) e os sindicatos das categorias.

A paralisação de aeronautas e aeroviários no início da manhã desta quinta-feira causou atraso e cancelamento nos voos domésticos. O presidente da Fentac, Sergio Dias, disse, em nota, que os protestos nos aeroportos chamaram a atenção das empresas aéreas e da sociedade para as condições dos profissionais da aviação civil.

“Trabalham em jornadas estressantes, más condições de trabalho e com salários sem ganhos reais há anos. A paralisação foi excelente, pois contou com a adesão maciça dos trabalhadores de todos os aeroportos do país. O resultado foi surpreendente em todas as bases da federação”, avaliou.

As categorias pedem aumento de 8,5% nos salários e benefícios, melhores condições de trabalho e estabelecimento de piso salarial para os agentes que fazem o check-in, entre outras reivindicações. A proposta do Snea e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) prevê reajuste de 6,5% nos salários e de 8% em alguns benefícios.

Em nota, a Abear disse que tem intenção de construir um acordo na audiência no TST. “O compromisso das companhias aéreas com o diálogo foi expresso ao longo das negociações, com a apresentação de seguidas propostas que atendem às reivindicações de seus colaboradores”, diz o texto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário