one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vigilância Sanitária do Rio capacita ambulantes para trabalho durante o carnaval

Criado em 27/01/15 19h23 e atualizado em 27/01/15 19h46
Por Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro promoveu hoje (27) o curso “Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos”, destinado a vendedores ambulantes que trabalharão durante o carnaval 2015. Os proprietários e empregados de barracas que atuarão nos 174 pontos fixos foram obrigados a participar da capacitação.

Ministrado por técnicos do órgão, o curso tem por objetivo impedir a transmissão de doenças por meio de alimentos manuseados de forma incorreta.

Dividido em turmas pela manhã e à tarde, o curso teve duração de três horas para cada grupo, período em que foram apresentadas normas para higiene e controle de alimentos e como ocorrem contaminações microbianas, além de consequências da manipulação inadequada.

Os técnicos também informaram sobre cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves, ovos e produtos lácteos, entre outros), e de conservação e armazenamento.

Para a técnica Marissol Figueiredo de Souza, o curso é importante para a saúde, pois auxilia vendedores no combate à contaminação alimentar. "Ele faz parte das ações prévias para o carnaval 2015 e busca ensinar boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Por meio da instrução aos vendedores, podemos evitar doenças como hepatite A e salmonela" disse.

O ambiente de trabalho foi outro tema do curso. Foram ensinadas regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e controle de insetos e roedores. A legislação sobre normas higiênicas e sanitárias também foi apresentada e discutida com os participantes.

A Secretaria de Ordem Pública participou com palestras sobre posturas municipais e alertas relativos ao que é proibido no feriado, como comercialização de bebidas em garrafas de vidro, churrasqueiras e equipamentos de som.

Os comerciantes que desejam treinar seus funcionários podem solicitar o serviço gratuito durante todo o ano. O pedido deve ser feito no número 1746, Central de Atendimento da Prefeitura.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário