one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Anac vai reforçar fiscalização nos aeroportos durante o carnaval

Criado em 11/02/15 16h21 e atualizado em 11/02/15 16h40
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Em torno de 120 funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre inspetores de aviação civil e técnicos, vão reforçar a fiscalização e o atendimento a passageiros nos principais aeroportos, a partir de hoje (11). A ação faz parte da Operação Carnaval, que visa a intensificar a atuação da agência até o dia 20 de fevereiro.

Segundo a Anac, neste período estão previstos 1,2 mil voos extras. Os aeroportos de Brasília, de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro) terão fiscalização em tempo integral. Os aeroportos Santos Dumont (RJ), Congonhas e Viracopos (SP), e os de Salvador e Recife terão aumento de inspetores nos dias e horários de maior movimento.

O foco da fiscalização é o cumprimento, pelas companhias aéreas, de uma resolução da Anac na qual constam os principais direitos dos passageiros.

A Anac esclarece que é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo, e o motivo. A companhia deve oferecer formas de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a uma hora, alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem para atrasos superiores a quatro horas.

A Anac orienta o passageiro a procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos, caso se sinta prejudicado. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à agência, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

O consumidor pode reclamar à Anac pela internet, pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona ininterruptamente, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos núcleos regionais de Aviação Civil, nos principais aeroportos do país.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário