one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Campanha no Rio atua contra o desaparecimento de crianças no carnaval

Criado em 12/02/15 15h00 e atualizado em 13/02/15 09h54
Por Da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

banner_carnaval2015

O período do carnaval movimenta um número grande de pessoas na cidade aumentando os fatores que contribuem para o desaparecimento de crianças e adolescentes. Para evitar que o número de ocorrências cresça, o SOS Crianças Desaparecidas, vinculada a Fundação para a Infância e Adolescência, e a Polícia Civil promovem até o fim da tarde de hoje (12), uma ação na Rodoviária Novo Rio, na capital fluminense. O objetivo é alertar os pais para a necessidade de reforçar à atenção com as crianças e adolescentes durante o carnaval.

Serão distribuídos panfletos educativos e 12 mil pulseirinhas de identificação com o nome da criança, dos responsáveis e do telefone para contato. A escolha do terminal rodoviário deve-se ao grande fluxo de passageiros que chegam para o carnaval no Rio ou que resolvem passar o feriado fora da capital fluminense.

Rio de Janeiro - Comemorando os 449 anos da cidade do Rio de Janeiro, um dos mais antigos blocos, o Bola Preta, abriu hoje (1 ) o carnaval de rua carioca (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Bebida alcoólica e grandes aglomerações contribuem para desaparecimento de crianças durante o carnaval, alerta coordenador do SOS Crianças DesaparecidasTomaz Silva/Agência Brasil

O coordenador do SOS Crianças Desaparecidas, Luiz Henrique Oliveira, recomenda que os pais, antes de sair de casa, “colocaquem um crachá com nome, telefone e ensinem a criança o telefone e o endereço de casa”. Segundo ele, o desaparecimento de menores está ligado ao consumo de bebidas alcoólicas e aos eventos com grandes aglomerações de pessoas.

"Tem pessoas que se distraem nesse momento de festa e as que utilizam bebidas alcoólicas. E a criança acaba sendo vítima de um desaparecimento temporário. Nós queremos evitar esse transtorno” destacou o coordenador.

Para o metalúrgico Milton Carlos, de 41 anos, que viajava com a sua filha, é importante orientar as crianças antes de sair de casa. "Esse tipo de campanha é importante e ajuda muito na hora que a criança se perde. Essa identificação é necessária. Graças a Deus eu nunca passei por isso e falo para minha filha, de 12 anos, que se ela se perder é para pedir ajuda a algum guarda e entrar em contato com a gente”.

A Delegacia de Descoberta de Paradeiros foi inaugurada em setembro do ano passado. As autoridades policiais começarão a avaliar, a partir deste carnaval, o número de crianças e adolescentes desaparecidos no período de festas. Os policiais civis ofereceram orientações sobre o registro de ocorrência policial.

Uma das principais recomendações é o registro imediato dos desaparecimentos, sem a necessidade de aguardar 24 horas. Eles também recomendam levar uma foto da pessoa desaparecida para facilitar a identificação durante as buscas.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário