one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As represas de Jaguari-Jacareí, na região de Bragança Paulista, atingiram hoje (03/06), 0% da capacidade de seu volume útil

Imagem:

Compartilhar:

Consórcio intermunicipal prevê crise hídrica mais severa para 2015

Criado em 12/02/15 20h50 e atualizado em 12/02/15 21h26
Por Camila Boehm Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Sistema Cantareira está com o nível mais baixo dos últimos 10 anos.

Em 1º de abril de 2014, os reservatórios do Sistema Cantareira apresentavam 13,4% do volume útil, hoje (12), o sistema está com 6,7% de sua capacidadeivulgação Sabesp

O Sistema Cantareira precisa de 100 dias para recuperar sua reserva técnica, mas a estiagem começa em abril, antes desse prazo, de acordo com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Em reunião na última quarta-feira (11), membros do Grupo de Eventos Extremos discutiram ações para diminuir os efeitos da crise hídrica no estado para este ano. O grupo prevê que a estiagem será mais severa em 2015.

Algumas das ações em pauta incluem a necessidade de desburocratização na aprovação de medidas emergenciais para a crise por parte dos órgãos fiscalizadores, socorro aos serviços de saneamento por parte dos governos estadual e federal, planos de comunicação e sensibilização da comunidade e armazenamento do maior volume possível de água das chuvas.

“O Sistema Cantareira não está conseguindo se recarregar com as chuvas de verão, que estão acontecendo 50% abaixo da média histórica. O sistema opera, atualmente, com 6% da capacidade da segunda cota da reserva técnica – mais conhecida como volume morto –, acumulando um saldo negativo de 25%”, diz nota do consórcio.

A equipe técnica do órgão estimou que será preciso 100 dias para recuperação de todo o volume usado da reserva técnica, caso continue no mesmo ritmo do volume de chuvas, as vazões dos afluêntes e as retiradas de água do sistema. Somente assim, segundo o consórcio, o Cantareira ficaria com saldo positivo no volume útil, que é quando a água pode ser captada por gravidade, sem a necessidade de bombeamento.

Em 1º de abril de 2014, os reservatórios do Sistema Cantareira apresentavam 13,4% do volume útil, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira (12), o sistema está com 6,7% de sua capacidade, utilizando a segunda cota do volume morto.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, orienta que a água das chuvas sejam reservadas ao máximo. “Não podemos deixar essa água toda passar pela calha do rio e ir embora. Municípios, empresas e a comunidade devem reservar o máximo possível, seja por meio da construção de cisternas, bacias de retenção na agricultura ou pequenos reservatórios”, afirmou em nota.

A divulgação da estimativa ocorreu no mesmo dia (12) em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou que fará obras para possibilitar o acesso à água do quarto volume morto do Sistema Cantareira, embora não pretenda usá-la no momento. “Desses 40 milhões [de metros cúbicos disponíveis], cerca de metade praticamente não precisa de obra nenhuma, é possível retirar. A outra metade [precisa de] pequenas obras de engenharia”, explicou o governador.

Alckmin lembrou que o governo está adotando medidas para minimizar os danos à população e comemorou o fato de que o nível das represas subiu nos últimos dias. “A gestão da demanda está nos possibilitando um ganho. Na quarta-feira [11] foram retirados 15,7 metros cúbicos por segundo do Cantareira e entrou 50,2 metros cúbicos por segundo. Entrou três vezes mais do que nós tiramos. Vamos levantar as represas o máximo que pudermos. É uma administração rigorosa”, declarou.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário