one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Entidades fazem campanha no Rio em defesa da Petrobras e da soberania nacional

Criado em 25/02/15 21h16 e atualizado em 25/02/15 21h15
Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O movimento Aliança pelo Brasil e pela Soberania Nacional foi lançado hoje (25) por um grupo de entidades, na sede do Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro. O presidente da entidade, Francis Bogossian, disse que a ideia é defender a Petrobras, sem no entanto esquecer as investigações sobre os casos de corrupção na estatal e as punições necessárias. “Não tem crime que possa penalizar o filho por um erro cometido pelo pai. Se tem erros na Petrobras, que esses erros sejam apurados, como estão sendo, e comprovados, que os culpados sejam punidos". Não se pode atrapalhar, porém, o desenvolvimento da Petrobras, a maior empresa do Brasil, disse ele.

Bogossian destacou que é preciso também preservar a engenharia nacional, muito atingida desde que começaram a ser divulgados os desvios na empresa. Ele reafirmou que os culpados devem ser punidos, mas ressaltou que já ocorre o fechamento de empresas, por falta de serviço que deixou de ser contratado pela Petrobras. “Nós vamos desempregar não só os engenheiros. Vamos desempregar o pessoal de nível superior, de nível médio e também o menos favorecido, que é aquele que precisa do salário para comer”, indicou.

Para o presidente do Clube de Engenharia, “os contratos estancados devem ser retomados. Deve-se apurar, e se não existe irregularidade no contrato ele continua. Se existe irregularidade, tira aquela empresa e chama outra brasileira, ou que seja associada com uma estrangeira, se for necessária”, analisou.

O diretor do Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, concorda que a Petrobras tem que retomar os investimentos, mas ponderou que precisa ser de maneira responsável. “Tem que produzir petróleo, é o que ela está fazendo. Tem que acabar as refinarias, é o que ela não está fazendo. Enfim, tem que produzir e servir ao Brasil. Ela tem que ser realista e verificar o que pode e o que não pode. Quais são os recursos de que dispõe, qual é o capital que pode levantar, quais são as funções técnicas que ela tem. Isso pode obrigar a redução de investimento por um tempo”, comentou.

Pinguelli acrescentou que o movimento Aliança pelo Brasil e pela Soberania Nacional tem as características de envolver as diversas categorias ligadas ao setor de petróleo e ao setor de tecnologia, e os dois envolvem muitas pessoas no Brasil. Para ele, a partir do encontro desta quarta-feira podem ocorrer outras ações de defesa da democracia, tais como a existência de um governo constituído, que deve ser defendido, em nome da democracia, segundo Pingelli Rosa. Citou também a defesa da Petrobras e a separação dos corruptos, que têm que ser punidos, mas a ideia é de que a empresa deve ser preservada, acrescentou.

O secretário-geral do Sindicato dos Petroleiros do Rio e da Federação Nacional dos Petroleiros, Emanuel Cancella, adiantou que as entidades envolvidas na campanha já programam outras manifestações em defesa da Petrobras. “Vamos combinar atos em ambientes fechados como aconteceu hoje [no Clube de Engenharia] e ontem (24) na Associação Brasileira de Imprensa, com atos nas ruas. No dia 13 estaremos nas ruas, em todo o Brasil, defendendo a soberania nacional e a Petrobras, revelou.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário