one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Indíos kayapós bloqueiam entrada do Palácio do Planalto

Criado em 02/02/15 16h07 e atualizado em 02/02/15 16h20
Por Yara Aquino Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Um grupo de cerca de 50 índios da etnia Kayapó, armados com arcos e flechas, bloqueou a entrada do Palácio do Planalto na tarde de hoje (2). Eles querem conversar com ministros e com a presidenta Dilma Rousseff.

Entre as demandas dos índios está a renovação do Plano Básico Ambiental (PBA) relacionado à pavimentação da BR-163 - na região de Novo Progresso, no sul do Pará -, e os problemas causados pelo impacto ambiental do empreendimento. O PBA é parte do processo de licenciamento ambiental, e tem a função de minimizar e compensar os impactos sobre a terra indígena.

“Temos desmatamentos, a soja está se aproximando, tudo que você imaginar de desmatamento está encostando nas terras indígenas. Fomos a favor da pavimentação da Rodovia BR-163 e estávamos recebendo o PBA durante cinco anos. Aí, depois desse tempo acabou, e não passam mais o recurso. Tem vários assuntos que queremos tratar com os ministros, e queremos ser ouvidos”, relata o representante dos kayapós, Doto Takak Ire.

Representantes da Secretaria-geral da Presidência da República negociaram com os índios, para que eles deixassem as armas e entrassem no Palácio do Planalto, para se reunir com o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos. A intenção é tentar viabilizar encontros dos índios com integrantes do governo federal. Os kayapós querem conversar com os ministros da Justiça, do Meio Ambiente, dos Transportes e da Casa Civil, e também com a presidenta Dilma.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário