one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Secretário diz que dengue está acima de níveis razoáveis e preocupa em São Paulo

Criado em 12/02/15 20h42 e atualizado em 13/02/15 11h31
Por Camila Maciel e Bruno Bocchini Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Apesar de a dengue não ter causado nenhuma morte no município de São Paulo este ano, a doença está acima de níveis razoáveis e preocupa as autoridades locais, segundo o secretário adjunto de Saúde da capital paulista, Paulo Puccini.

No período de 4 a 31 de janeiro, 1.368 casos de dengue foram confirmados na cidade, dos quais 220 autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 743 casos confirmados e, destes, 81 autóctones. No total, houve elevação de 84% nos casos confirmados da doença em 2015.

“A ocorrência da dengue é inusitada e acima dos níveis razoáveis, que preocupa a nós, profissionais de saúde, a nós, secretaria, e que deve preocupar todas as famílias e toda a sociedade”, disse Puccini, em entrevista coletiva na tarde de hoje (12), na prefeitura de São Paulo.

Um óbito está em análise. Segundo a prefeitura, os casos confirmados de dengue até a quarta semana estão concentrados principalmente na zona norte – região mais afetada pela falta de água, seguida das zonas oeste e sul.

Entre as hipóteses levantadas pela Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) para o aumento dos casos neste ano estão as altas temperaturas e o acúmulo de água limpa sem proteção, devido à crise de abastecimento dos últimos meses. “As pessoas têm o direito de se defender da falta de água. Mas, se forem guardar água, devem fazê-lo em um recipiente bem fechado ou com tela”, disse o secretário.

Desde novembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu que os serviços públicos e privados de saúde têm de notificar, em até 24 horas, os casos suspeitos. Foram criados comitês locais de Prevenção nas subprefeituras para facilitar o contato com a comunidade.

*Matéria alterada às 11h25 do dia 13/02/2015 para correção. Diferentemente do informado no primeiro parágrafo, a capital paulista registra vítimas de dengue.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário