one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Navio operado pela Transpetro

Imagem:

Compartilhar:

Inea vai multar a Transpetro por vazamento de óleo em Angra dos Reis

Criado em 17/03/15 17h36 e atualizado em 17/03/15 17h50
Por Da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio (Inea) está calculando o valor da multa que será aplicada a Transpetro pelo vazamento de óleo no Terminal da Baía da Ilha Grande (Tebig), em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. Técnicos do Inea permanecem no local supervisionando o trabalho de limpeza. De acordo com o instituto, na segunda (16), durante uma operação de transferência do óleo de um navio para outro, 560 litros vazaram para o mar.

O acidente ocorreu entre as embarcações Gothenburg, que trazia óleo de uma plataforma de Macaé, e a Buena Suerte, que levaria o produto para o exterior. No mesmo dia, o Inea fez dois sobrevoos para acompanhar o trajeto da mancha de óleo, que alcançou a costa rochosa próxima ao terminal.

A prefeitura de Angra dos Reis informou, em nota, que acompanha as medidas adotadas pela Transpetro para conter e recolher o óleo. A Secretaria de Meio Ambiente do município mantém duas equipes, uma em terra e outra no mar, para monitorar a execução do plano de emergência de vazamentos do terminal. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Angra, José Augusto Morelli, o município acompanhará todo o processo e, se preciso, intervirá judicialmente para solicitar o reparo de eventuais danos ambientais.

"O papel da prefeitura, nesse caso, é acompanhar o processo de limpeza para que tenhamos a garantia de que o impacto ambiental será o menor possível. Caso constatemos danos não reparados pelo processo de limpeza, é nosso papel procurar o Ministério Público e impetrarmos uma ação ciivil pública pedindo indenização. Medida que só será tomada após avaliação detalhada dos danos e das reparações feitas", disse Morelli.

Equipes de emergência da Transpetro mobilizaram 18 embarcações próprias e quatro alugadas, mais de 1.560 metros de barreiras de contenção e 1.900 metros de barreiras absorventes, além de dois recolhedores de óleo para fazer a limpeza do local atingido. A empresa informou, por meio da assessoria de imprensa, que, ao detectar o problema, a operação de transferência do óleo foi imediatamente interrompida e contido o vazamento. A Transpetro disse ainda que já está apurando as causas do vazamento.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário