one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Feria de alimentos orgânicos.

Imagem:

Compartilhar:

Guia incentiva consumo de alimentos saudáveis típicos de cada região

Criado em 07/04/15 12h29 e atualizado em 07/04/15 13h57
Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Produtos e alimentos cultivados sem aditivos químicos e sem causar danos ao meio ambiente, expostos na conferência Green Rio - Rio Orgânico 2014, no Jardim Botânico (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ministério da Saúde incentiva o consumo de alimentos saudáveis como frutas e hortaliçasArquivo/Agência Brasil

No Dia Mundial da Saúde, o governo lançou hoje (7) o livro Alimentos Regionais Brasileiros, para incentivar o consumo de frutas e hortaliças.  A publicação do Ministério da Saúde mostra pratos típicos de cada região do país e apresenta dicas de como cozinhá-los para se obter alimentação de qualidade.

O guia também informa sobre como comer e preparar as refeições e uma lista de possíveis substituições dos alimentos, destacando a diversidade da culinária brasileira.

Para a edição do livro, que revisa a versão de 2002, foram feitas seis oficinas culinárias, uma em cada região do país e duas no Nordeste. O foco foi o preparo de receitas contendo frutas, verduras e legumes disponíveis nas localidades e pratos tradicionais da cultura de cada região.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participa de reunião tripartite na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Chioro destaca que má alimentação é responsável por dois terços dos óbitos provocados por doenças do coraçãoMarcelo Camargo/Agência Brasil

Dados do ministério mostram que um quarto dos brasileiros (24,1%) consomem a quantidade de frutas e hortaliças recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 400 gramas diárias, em cinco ou mais dias da semana. Entre os homens, o consumo é ainda menor: 19,3% ante 28,3% entre as mulheres.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que dois terços dos óbitos registrados no país são provocados por doenças crônico-degenerativas que estão diretamente vinculados a ausência de uma alimentação saudável.

"Somos também aquilo que comemos, como comemos, com quem comemos", disse Arthur Chioro. "O ministério faz um chamamento à sociedade pela valorização do alimento in natura e minimamente processado e pela valorização da culinária regional", acrescentou.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário