one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Analistas tributários promovem dia de paralisação em todo o país

Criado em 27/05/15 18h01 e atualizado em 27/05/15 18h00
Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Analistas tributários de todo o país promovem hoje (27) um dia de paralisação. Eles pedem a definição em lei das atribuições da categoria e reivindicam o compromisso do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, de concluir até o fim de junho o mapeamento do processo de trabalho que pretende determinar a área de atuação dos servidores do órgão.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal no Brasil (Sindireceita), cerca de 7,9 mil analistas tributários, cargo de nível superior, participam de assembleias e atos durante o dia nas unidades regionais da Receita. Entre os serviços afetados, estão os de análise de processos de cobrança, restituição e compensação, regularização de débitos e pendências e emissão de certidões negativas e de regularidade. Nos portos, aeroportos e postos de fronteira, a vistoria de bagagens e de mercadorias e a vigilância também foram afetadas.

Pela manhã, a categoria fez um ato em frente ao Ministério da Fazenda. Diretores do sindicato participaram de reunião na Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais da Receita. Eles entregaram um estudo com sugestões sobre o mapeamento dos processos de trabalho na área aduaneira.

Até 1997, destaca o Sindireceita, os analistas exerciam atividades de fiscalização. De acordo com a entidade, a legislação da época não citava explicitamente a fiscalização como atribuição dos analistas, mas não proibia. No fim dos anos 1990, a função passou a ser restrita aos auditores, com a edição de leis que normatizaram o desempenho da função.

No início do ano, duas emendas do deputado Amauri Teixeira (PT-BA) à Medida Provisória (MP) 660 definiam as funções dos analistas tributários. As emendas, no entanto, foram retiradas da MP antes da votação. Por meio da assessoria de imprensa, a Receita informou que não comentará a paralisação.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário