one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo do Paraná diz que não haverá reabertura de negociações com servidores em greve

Criado em 19/05/15 21h01 e atualizado em 19/05/15 21h24
Por Da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O governo do Paraná divulgou nota no fim da tarde de hoje (19) na qual reafirma que o índice de reajuste do funcionalismo estadual será estabelecido em 5% para este ano e que não haverá reabertura de negociações com servidores em greve. Em greve há 22 dias, os professores estaduais se opuseram à proposta e pedem aumento de 8,17%, índice de reposição da inflação nos últimos 12 meses.

Professores paranaenses voltam às ruas e servidores ameaçam com greve geral

O reajuste salarial é um dos principais motivos da greve, segundo o Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), e causou mais um protesto de servidores, na manhã desta terça-feira, em Curitiba.

O secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Eduardo Sciarra, disse que o índice oferecido pelo governo é o único possível no momento. “Qualquer outra negociação pode ser retomada com o fim da greve, sem intransigências”, afirmou em nota.

Representantes da APP-Sindicato, no entanto, sustentam que não aceitam o reajuste proposto pelo governo. “Uma lei estadual determina que o governo pague de reajuste o índice dos últimos 12 meses de inflação, sempre do mês de maio. O que a gente quer é que o governo cumpra a lei. Nós vamos manter a greve”, afirmou Luiz Fernando Rodrigues, da direção do sindicato.

Cerca de 1 milhão de alunos são afetados pela greve e o governo do estado já trabalha com um calendário no qual as datas de reposição de aulas iriam até 2016. Pela Lei de Diretrizes e Bases, que regulamenta a educação no Brasil, as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos. No início do ano, os professores estaduais já haviam ficado aproximadamente um mês parados.

Docentes de sete universidades estaduais, além dos professores da educação básica, estão em greve. Outras categorias devem definir em assembleia se aderem à paralisão, segundo o Fórum das Entidades Sindicais (FES) do Paraná.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário