one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

PF deflagra operação de combate a extração ilegal de pedra preciosa na Paraíba

Criado em 27/05/15 09h58 e atualizado em 27/05/15 10h00
Por Edwirges Nogueira - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Polícia Federal

Turmalina paraíba é considerada uma das pedras preciosas mais valiosas do mundoArquivo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP) realizam desde a madrugada de hoje (27) a Operação Sete Chaves, para desarticular uma quadrilha que atuava na extração ilegal da pedra preciosa turmalina paraíba. Esta é considerada uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo, estimada em cerca de R$ 3 milhões. A pessoas investigadas atuavam no município de Salgadinho (PB), a 255 quilômetros da capital João Pessoa.

Os policiais federais cumprem 35 mandados nas cidades paraibanas de Salgadinho, João Pessoa e Monteiro. A operação também acontece em Natal e Parelhas, no Rio Grande do Norte, em Governador Valadares, em Minas, e em São Paulo. Desses mandados, oito são de prisão preventiva, 19 são de busca e apreensão e oito de sequestro de bens. Ao menos 130 policiais atuam na Operação Sete Chaves.

Segundo a PF, diversos empresários e um deputado estadual fazem parte da organização criminosa. Eles se utilizavam de uma rede de empresas off shore para a realização das negociações bilionárias com pedras preciosas e lavagem de dinheiro.

A turmalina paraíba era extraída no distrito de São José da Batalha e enviada para Parelhas, no Rio Grande do Norte. Lá, eram emitidos certificados de licença de exploração para forjar a legalidade de origem da pedra. De Parelhas as pedras eram enviadas para Governador Valadares e comercializadas em mercados do exterior, como Bangkok, na Tailândia; Hong Kong, na China; e Houston e Las Vegas, nos Estados Unidos.

As pessoas investigadas na operação vão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, usurpação de patrimônio da União, organização criminosa, contrabando e evasão de divisas.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário