one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Plano de desinvestimento no setor elétrico vai priorizar sistemas maduros

Criado em 27/05/15 11h57 e atualizado em 27/05/15 12h00
Por Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O plano de desinvestimento do governo federal para o setor elétrico deve repassar ao mercado ativos de sistemas de energia elétrica "mais maduros" e estabelecidos, disse hoje (27) o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Segundo ele, o capital público "já cumpriu seu papel" de incentivador e deve se concentrar nas áreas mais isoladas.

"Existem regiões que estão em grandes sistemas isolados e em que não há neste momento viabilidade para que sejam privatizadas, e existem outros sistemas que já estão interligados e maduros economicamente em que é desnecessário que o governo federal continue gerindo e investindo", disse Braga.

O ministro afirmou que não há no governo federal "nenhum preconceito quanto à questão da privatização" e disse que a Celg (Centrais Elétricas de Goiás), da Eletrobras, foi escolhida como a primeira a ser privatizada no plano por ser segura o suficiente para iniciar o novo modelo de privatização.

As outras áreas a serem privatizadas estão em estudo, e a transferência para a iniciativa privada pode incluir ativos como geração, transmissão e distribuição. Braga afirmou que o plano de desinvestimento pode ser entendido como uma reestruturação do setor elétrico que visa ao aumento da competitividade e não como parte do ajuste fiscal do governo.

O ministro também comentou a expectativa pelo anúncio do novo plano de investimento da Petrobras e disse ter confiança de que a empresa apresentará um número "realista".

"Acreditamos que a Petrobras apresentará um número realista e suficientemente robusto para mostrar que fará um investimento dentro de sua capacidade e para assegurar o vigor para o setor, que é um setor prioritário," disse.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário