one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Professores decidem manter a greve no Paraná

Criado em 05/05/15 17h53
Por Luciano Nascimento Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Os professores e trabalhadores na educação do Paraná decidiram por unanimidade hoje (5) manter a greve iniciada no dia 25 de abril em todo o estado. Pela manhã, a categoria protestou contra a violência policial durante manifestação ocorrida na última quarta-feira (29), quando ficaram feridas mais de 200 pessoas, segundo a prefeitura de Curitiba.

Sob os gritos de “a greve continua” a categoria - que representa 70% do funcionalismo público do estado - optou pela continuidade do movimento, em especial contra o projeto de lei que alterou o regime previdenciário dos servidores públicos estaduais. Cerca de 10 mil educadores de todo o estado, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública, participaram da assembleia de hoje, no início da tarde, no Estádio Dorival Britto e Silva (Vila Capanema).

Eles também decidiram pedir a anulação da sessão da Assembleia Legislativa que aprovou o projeto de lei que modifica o sistema de Previdência Social dos servdores estaduais. Na próxima semana, os professores prometem nova reunião entre o comando de greve e representantes do governo do estado para tratar da pauta de reivindicações. Depois do encontro, eles fazem outra assembleia para decidir se vão manter a paralisação.

Os professores reivindicam reajuste de 13,1% retroativo à data-base, a realização de concurso público e melhores condições de trabalho.

O Paraná Previdência é formado pelos fundos Militar, Financeiro e Previdenciário. O governo paranaense quer tirar 33 mil aposentados com mais de 73 anos do Fundo Financeiro, sustentado pelo Tesouro estadual e que está deficitário, e transferi-los para o Fundo de Previdência estadual, pago pelos servidores e pelo governo, que está superavitário. Os professores são contra o projeto porque dizem que vai prejudicar a aposentadoria dos servidores para “salvar as contas do governo”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário