one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sem chuva Cantareira tem queda no volume de água armazenada

Criado em 04/05/15 12h27
Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Cantareira

O nível do Sistema Cantareira caiu nesta segunda-feira (4) de 19,8% para 19,7%Sabesp/Divulgação

Depois de ficar estável ontem (3), o nível do Sistema Cantareira caiu nesta segunda-feira (4) de 19,8% para 19,7%. Tradicionalmente, chove pouco em maio e sobre os seis reservatórios foi registrado 0,1 milímetro (mm). A média histórica prevista para todo o mês é 78,2 mm.

Pelo novo sistema de monitoramento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que leva em conta a utilização da reserva técnica (água que fica abaixo das comportas), o nível do Cantareira ficou estável, em 15,3%, mantendo-se 9,5% abaixo do volume útil (água que fica acima das comportas).

De acordo com os dados da Sabesp seria necessário a captação de 93,7 bilhões de litros para atingir a superfície do volume útil. A disponibilidade hoje de água armazenada é 193,8 bilhões de litros. Nesse mesmo dia no ano passado, o Sistema operava com 10,1% de sua capacidade.

O uso da reserva técnica começou em 16 de maio do ano passado, quando o nível tinha baixado para 8,2%. Seis meses depois, em novembro de 2014, foi necessário recorrer a segunda cota da reserva técnica com a reposição obtida apenas em fevereiro deste ano.

Com o agravamento da crise hídrica, a Sabesp reduziu, gradativamente, o número de consumidores abastecidos, que chegou a atingir 9 milhões e, atualmente, situa-se em 5,4 milhões.

Mais três dos cinco mananciais de abastecimento administrados pela Sabesp registraram queda: o Sistema Guarapiranga caiu de 81,5% para 81,4%; o Alto Cotia, de 65,5% para 65,3% e o Rio Grande, de 95,3% para 95,1%. Ficaram estáveis os níveis do Alto Tietê que opera com 22,4% e o Sistema Rio Claro, com 50,7%.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário