one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Madeira apreendida na floresta amazônica.

Imagem:

Compartilhar:

Acordo sobre ambiente e clima frustra expectativa de ambição, diz organização

Criado em 30/06/15 20h25
Por Bruno Bocchini Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O Observatório do Clima, rede de organizações não governamentais que reúne 37 entidades da sociedade civil, diz, em nota, que a posição do governo brasileiro no compromisso anunciado nesta terça (30), em acordo bilateral com os Estados Unidos sobre clima e desmatamento, frustrou a expectativa da apresentação de metas ambiciosas. “Nós acreditamos que o Brasil deve estabelecer um limite máximo de 1 gigatonelada de CO2 [gás carbônico] equivalente em 2030”.

A organização destaca que as metas anunciadas pela presidente Dilma não coloca o país sequer perto da ambição real. “As metas anunciadas para energia – atingir 28% a 33% de renováveis na matriz em 2030, excluindo hidrelétricas – tampouco têm o nível de ambição necessário”, acrescentou.

Dilma Rousseff e Barack Obama afirmam, no comunicado, que reconhecem a necessidade de acelerar o emprego de energia renovável para ajudar a mover as economias dos países. Os presidentes ainda expressaram o compromisso de trabalhar para superar potenciais obstáculos a um acordo na Conferência de Paris sobre Mudança do Clima, no final deste ano, na França.

O Observatório do Clima saúda o compromisso assumido pelos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos em trabalhar juntos para um acordo na Conferência do Clima de Paris (COP 21), mas, considera que a “demonstração de liderança por dois dos sete maiores emissores mundiais de gases do efeito estufa chega atrasada”.

No acordo anunciado, o Brasil se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal de florestas. O documento informa ainda que o país pretende restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030. 

O Observatório do Clima ressalta ainda que todos os outros países tropicais já se comprometeram a zerar o desmatamento até 2030 e que a meta de restaurar 12 milhões de hectares em florestas é um bom começo, diz a organização, “especialmente para um país cuja maior cidade sofre falta d’água em parte causada pelo desmatamento. No entanto, o passivo a restaurar é duas vezes maior do que isso”.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário