one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Três hospitais e UPA do Distrito Federal detectam bactérias multirresistentes

Criado em 05/06/15 13h34 e atualizado em 05/06/15 13h39
Por Aline Leal Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Depois que três hospitais e uma Unidade de Pronto Atendimento do Distrito Federal detectaram a presença de bactérias multirresistentes em pacientes, a Secretaria de Saúde informou que vai se reunir na tarde de hoje (5) com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para discutir o controle de infecções hospitalares.

As bactérias multirresistentes, popularmente conhecidas como superbactérias, são organismos resistentes à maioria absoluta dos grupos de antibióticos disponíveis no mercado. O corpo humano tem várias bactérias, mas com a ingestão de antibióticos algumas se tornam resistentes, emergem de onde estão e se multiplicam, provocando infecção. Desta forma, o uso indiscriminado de antibióticos é uma das causas do surgimento dessas superbactérias.

As áreas vermelha e amarela do setor de emergência do Hospital Regional de Taguatinga chegaram a ser fechadas para higienização intensa no dia 28, após a equipe ter constatado que uma paciente de 79 anos estava infectada pela bactéria enterococo. Três pacientes idosas que estavam com a bactéria e morreram neste hospital, porém, a Secretaria de Saúde disse que não ainda não é possível relacionar as mortes com a presença das bactérias, já que as pacientes apresentavam outras enfermidades graves. A emergência foi reaberta na terça-feira (2), mas o hospital ainda conta com três pacientes em isolamento.

No Hospital Regional de Santa Maria pelo menos 14 pessoas foram isoladas por terem a bactéria acinetobacter. No Hospital Regional do Guará há atualmente dois pacientes isolados com a acinetobacter. Na UPA de Sobradinho foi detectada a bactéria KPC em uma paciente. Ela foi transferia para o Hospital Regional de Sobradinho.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está fazendo um levantamento para atualizar o número de pacientes contaminados por bactérias em toda a rede pública e deve divulgar os dados na tarde de hoje. A pasta alerta que a higienização das mãos no ambiente hospitalar, com álcool, é a principal ferramenta para evitar a contaminação. A higienização deve ser feita pelos profissionais de saúde, acompanhantes e visitantes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário