one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Projeto de revitalização é criticado por entidade de arquitetos

Imagem:

Compartilhar:

Desembargador suspende projeto para revitalização da Marina da Glória

Criado em 06/07/15 16h27
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O desembargador federal Marcelo Pereira da Silva, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), concedeu liminar suspendendo a autorização dada pela presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para obras de revitalização na Marina da Glória, onde serão realizadas as competições de vela das Olimpíadas, que ocorrerão no ano que vem. 

Silva acatou a argumentação da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro (FAM-Rio), que ingressou com a ação. De acordo com a federação,  a aprovação do Iphan poderia provocar risco de lesão de grave e difícil reparação no local, com o corte de árvores. Na ação civil pública ajuizada na Justiça Federal, a federação pediu a suspensão do projeto, que foi negada. Por essa razão, decidiu apresentar recurso ao TRF2. O mérito do recurso ainda será julgado, de acordo com a assessoria do tribunal.

O magistrado considerou que as provas apresentadas “dão conta de que o projeto aprovado para a área do Parque do Flamengo envolve, pelo menos, corte de grande número de árvores - seriam removidas 411 e preservadas apenas 68 das existentes no local-, a colocação de atracações de embarcações em píeres flutuantes e significativa alteração do projeto paisagístico do local que foi objeto de regular tombamento".

De acordo com a decisão do TRF2, é competência das superintendências estaduais do Iphan "analisar, aprovar, acompanhar, avaliar e orientar projetos de intervenção em áreas ou bens protegidos pela legislação federal", conforme o que estabelece o Decreto nº 6.844, de 2009.

O Iphan informou que ainda não foi notificado da decisão do magistrado. 

 

Editor Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário