one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Polícia investiga retaliação de presos em ataques a ônibus em Campina Grande

Criado em 27/07/15 18h19 e atualizado em 27/07/15 18h20
Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Criminosos incendiaram um ônibus e tentaram atear fogo em outro veículo, hoje (27), em Campina Grande (PB), a cerca de 120 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa. Segundo as autoridades estaduais ninguém ficou ferido nas duas ocorrências. Três adolescentes suspeitos de participar da tentativa de queimar o segundo ônibus já foram apreendidos.

Os dois ataques ocorreram horas após um princípio de rebelião ser contido no Complexo Penitenciário do Serrotão, também em Campina Grande. Os atentados lembram o modus operandi de outros três casos registrados na primeira quinzena de maio, quando, segundo a Polícia Civil, presos que cumprem pena nessa mesma unidade prisional ordenaram os ataques ao transporte coletivo.

A Polícia Civil não descarta a hipótese das duas novas ocorrências serem uma nova retaliação dos criminosos às mudanças implementadas no Serrotão. Segundo o superintendente regional da Polícia Civil em Campina Grande, delegado Luciano Soares, a diretoria do complexo vem aplicando de forma mais rigorosa as regras de segurança, como a segregação dos presos por pavilhão durante os banhos de sol, com cada grupo saindo para o pátio por vez.

O primeiro ônibus foi queimado por volta das 11h30 de hoje, no bairro da Ramadinha, zona oeste da cidade. A ocorrência foi primeiramente atendida por equipes do Corpo de Bombeiros, mas, segundo a assessoria da corporação, quando a equipe chegou, o fogo já tinha se espalhado pelo veículo e os criminosos já tinham deixado o local.

De acordo com o delegado Soares, testemunhas relataram que quatro homens pararam o ônibus, ordenaram que os passageiros e o motorista descessem e espalharam gasolina antes de atear fogo no veículo. Em seguida, fugiram em um carro já localizado, abandonado não muito distante do local da ocorrência.

O segundo ônibus foi parado no bairro de Santa Rosa por quatro pessoas. Os criminosos também chegaram a jogar gasolina no interior do veículo, mas, segundo o delegado, o fogo foi apagado antes que as chamas se espalhassem. Os autores do ataque deixaram o local, mas, na sequência, policiais militares apreenderam três adolescentes identificados como suspeitos e que estão sendo ouvidos.

Segundo o delegado, os dois atentados contra o transporte público e o princípio de rebelião no Complexo Penitenciário do Serrotão podem estar relacionados. Além das regras mais rígidas de segurança, durante o último final de semana, agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (Gpoe) realizaram uma operação pente-fino, buscando drogas, armas e celulares no interior da unidade.

Apesar de rapidamente contido, o princípio de rebelião desta manhã exigiu o envio de policiais militares para auxiliar os agentes penitenciários do Serrotão. Um detento de 26 anos foi ferido na cabeça durante o tumulto. As autoridades ainda estão investigando a ocorrência para tentar identificar o autor do disparo e o momento em que ele ocorreu.

Embora, inicialmente, o ferimento tenha sido identificado como um tiro, o delegado afirmou que é preciso esperar pelo laudo médico, pois pode ter sido causado por algum objeto perfurante.

A Agência Brasil não conseguiu falar com o diretor técnico responsável pela unidade do Hospital de Trauma de Campina Grande em que o apenado Weder Ruane Frazão de Melo, 26 anos, está internado, em estado gravíssimo. A assessoria de imprensa do hospital, por sua vez, não soube informar detalhes sobre o ferimento. Melo deu entrada no hospital por volta das 8 horas, levado por agentes penitenciários.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário